Bonjour mes amis! Hoje eu atendo ao pedido de algumas amigas próximas que querem saber como eu aprendi francês sozinha.

Aprender uma nova língua é um caminho longo que vai se estender por toda a nossa vida.

É um aprendizado que não termina nunca, mesmo se tratando de nossa língua materna.

Ainda que eu ache a Língua Portuguesa linda pela sua complexidade e sonoridade, é possível ainda hoje encontrar palavras às quais preciso procurar o significado no dicionário.

Agora imagine tudo isso se acrescentarmos o fato de não morarmos em um País no qual a sua segunda ou terceira língua é falada?

É preciso um esforço extra para aprendê-la, aperfeiçoá-la e manter o contato com ela(s).

A seguir conto como eu aprendi francês sozinha e como me mantenho em contato com a língua.

Se você preferir, tem o vídeo onde conto tudo 🙂

Porque Eu Aprendi Francês Sozinha

Eu sempre achei a Língua Francesa très jolie. Linda de se ouvir, de se falar, sofistiqué, très chic e cult.

Depois de dois anos namorando um Suíço francófono (que tem como língua materna o Francês) percebi que já estava mais do que na hora de aprender a falar Francês para facilitar a relação, já que costumávamos nos comunicar em Inglês.

A título de curiosidade, a Suíça tem quatro línguas oficiais sendo elas o alemão falado por 70% dos cidadãos, o francês falado por 20%, o italiano por uma minoria ao sul e o romanche falada apenas em dois cantões. Essa última equivale ao nosso tupi.

Aí você diz pra mim que é por isso que eu consegui aprender a falar francês sozinha, porque ele me ajudava.

#SQN, gente. Ele odiava o Francês e por isso não teve grande participação durante meu aprendizado.

Depois de pouco mais de um ano aprendendo a falar, meu vocabulário já era mais extenso que o dele.

Acho válido mencionar que o Francês da Suíça e o Francês da França são bem similares mas os nativos franceses têm um acento mais bonito e musical que os suíços.

Como Eu Aprendi Francês Sozinha

Assim que eu decidi aprender francês sozinha fui pesquisar cursos aqui em São Paulo e os valores estavam um pouco fora da minha realidade.

O que eu fiz? Para me familiarizar com a língua eu comecei usando o aplicativo Duolingo e fazendo exercícios no site da BBC. Lembro que, tirando je t’aime, merci e bonjour, a primeira palavra que aprendi foi cheval (cavalo). Neste site eu ouvia as notícias e fazia os exercícios mas bem esporadicamente.

Quando decidi pegar firme no aprendizado, pesquisei o material usado pela Aliança Francesa, comprei os livros do nível A1, um dicionário e além disso reservei 1 hora por dia para me dedicar aos estudos.

Durante essa uma hora eu:

  • Estudava 1 seção do livro, finalizando assim 1 lição completa por semana.
  • Respondia aos exercícios do livro e do caderno de exercícios.
  • Memorizava vocabulário com ao auxílio de um aplicativo.

O livro é dividido em 12 lições e seguindo esse ritmo, terminei o nível A1 em 3 meses.

Segui a mesma sequência para aprender o nível A2 o qual também finalizei em três meses.

A Grande Sacada!

Como existem muitas regras gramaticais no Francês que não existem no Português, eu sempre consultava outros sites quando esbarrava em alguma regra escabrosa.

Vamos dizer que a base mais sólida que precisa estar bem fixada se concentra nos níveis A1, A2 e B1 e os livros que comprei, dividem o nível B1 em duas partes sendo elas B1.1 e B1.2.

Desde o primeiro dia estudando eu sempre mantive um bloco de anotações aonde fazia minhas revisões e também uma lista de assuntos que não foram bem esclarecidos mesmo com a ajuda da internet.

Ao finalizar o livro B1.1, peguei essa lista de dúvidas e agendei uma aula (carérrima mas que valeu cada centavo) com uma das professoras mais espetaculares de São Paulo.

Levei todo meu material e ao invés de passar 50 minutos aprendendo uma coisa nova, eu esclareci as regras gramaticais que não tinham ficado muito claras durante meus estudos.

Isso facilitou muito pois eu pedi que a aula fosse em português, já que em Francês eu já havia explorado todos os meus recursos e conhecimentos.

Tiradas as dúvidas, passei para o próximo nível, e para o próximo.

Atualmente estou estudando o nível B2 mas já consigo me expressar de forma espontânea sobre assuntos mais complexos.

ATUALIZANDO: Depois disso tudo eu continuei a estudar e alcancei o nível C1 no TCF (Teste de proficiência em Francês). Escrevi um post onde conto como estudei para o exame especificamente. Passei em uma universidade francesa em 2018. Também conto aqui todo o procedimento caso tenha interesse. Me formei em setembro de 2020 e asseguro que, depois de entregar uma tese de mestrado, posso me considerar fluente. Falo perfeitamente? Não. Mas frequentemente ouço que escrevo e falo melhor que muitos franceses!

Como Eu Continuo a Aprender Francês Sozinha?

Como mencionei no início do texto, o aprendizado de uma nova língua é constante e vitalício e por isso eu continuo a aprender francês sozinha.

Para expandir meu vocabulário e fluência, escuto rádio de notícias em francês durante o dia, assisto filmes e jornal em francês (sem legenda).

Leio jornais e revistas em francês, de interesses do dia a dia.

Além disso converso por e-mail ou Skype com amigos aqui na França que me ajudam sempre me corrigindo.

O Segredo Para o Sucesso

Caso ainda não tenha ficado claro, o segredo aqui é ter disciplina uma vez que você não terá um professor aguardando pelos seus exercícios respondidos.

Traçar um plano de estudos real, compatível com a minha agenda e respeitando o mesmo, com direito a reposição de aulas no final de semana, em 1 ano e 3 meses eu já falava francês com ótima fluência.

Cometendo erros obviamente, mas sem deixar meu interlocutor esperando pela palavra mais adequada.

Finalizando…

Do mesmo jeitinho que eu aprendi francês sozinha, qualquer pessoa que tenha disposição e disciplina também conseguirá.

Seguindo um programa traçado por você, essa fórmula pode ser aplicada para qualquer idioma ou assunto o qual você queira aprender.

Depois de ler tudo isso, se você se animar, vai precisar saber qual material usar para aprender francês sozinha e como sempre, tá na mão!

Até a próxima! ❤