Depois de ter contado aqui como eu aprendi francês sozinha ficou aquela dúvida no ar. Legal, Eli, mas qual material usar para aprender francês sozinho?

Antes de listar todos os recursos e materiais que você pode fazer uso gostaria aqui de responder as perguntas que mais me fazem sobre como aprender francês sozinho.

Em Quanto Tempo Vou Aprender Francês Sozinho?

Eu já disse isso aqui no blog mas vou colocar em outras palavras. Você nunca vai acordar e dizer: “Já aprendi tudo que podia” em qualquer língua, mesmo no seu idioma materno.

Mas podemos dizer que um bom nível de comunicação, fluência e escrita, dependendo do seu empenho, podem ser alcançados em 1 ano de estudo diário, mergulhando no idioma através das ferramentas que passarei mais adiante.

Claro que esse tempo varia de pessoa pra pessoa e se você pratica diariamente seja lendo, escrevendo, falando ou escutando.

Outro fator que pode dar um gás nos estudos é visitar um País que fala a língua que você está aprendendo. Estando lá você é bombardeado de informações que vão desde as placas de trânsito, menu do restaurante, escutar pessoas na rua até a conversa com um nativo.

Qual o Melhor Jeito?

Eu aprendi de um jeito que funcionou para mim e compartilhei esse jeito com vocês, mas a melhor forma é aquela que funciona para você.

Tem gente que precisa pagar uma fortuna em um curso para se sentir motivado (ou obrigado) à ir para a escola e estudar.

A minha motivação é a satisfação de poder conversar com franceses e assistir filmes sem legenda sem ajuda de tradutor. Isso já é suficiente para eu dedicar 1 hora do meu dia para o meu aprendizado e enriquecimento pessoal.

Quanto Estudar?

No primeiro ano de estudo eu dedicava 1 hora por dia 5 vezes por semana.

Hoje estudo 1 hora por dia de três a quatro dias por semana e uso o aplicativo para memorização de vocabulário diariamente durante 15 minutos.

Livros Para Aprender Francês Sozinho

Agora que você já tirou a maioria das sua dúvidas, vamos ao que interessa! Aqui uma lista de livros excelentes para aprender francês sozinho. Todos os itens estão com seus links nas imagens para facilitar ainda mais sua vida 🙂

  • Livro + Caderno de Exercícios ÉCHO (A1, A2, B1.1…):

Uso esse livro para regrar os estudos de forma mais regular.

Quando você compra o livro ele te traz uma chave que pode ser ativada tanto do livro como do caderno de atividades pela web e você pode acessá-los em qualquer lugar.

No caso do caderno de exercícios você pode responder aos exercícios e corrigi-los no próprio site.

Se você usar o Écho, uma leitora do blog enviou esse link precioso que vem com os áudios e a parte “Lexique” que já tem a tradução do vocabulário! Gente! Quando eu estudava eu procurava a tradução, palavra por palavra! Tem noção no tempo que vocês estão ganhando!

Écho A1 – Méthode de Français (Livro)

Écho A1 – Cahier Personnel d’Apprentissage (Caderno de Exercícios com respostas)

Aprenda a Conjugar Verbos em Francês

NOTA: Esse livro é bem interessante porque foi escrito por um brasileiro que sabe as nossas dificuldades em aprender a conjugar verbos em francês.

Métodos de Francês: Confira uma análise e comparação de vários livros para aprender Francês.

Dicionários, Aplicativos e Sites Para Aprender Francês Sozinho

Preparei um material incrível com todos os links para sites, dicionários e aplicativos que usei para aprender francês sozinha. Clique aqui ou na imagem abaixo e faça o download. É de graça!

Aprender Francês - Materiais Indispensáveis para aprender Francês

Memorizando Vocabulário Usando o Aplicativo QUIZLET

Agora sim vamos falar sobre o QUIZLET! Esse aplicativo foi com certeza um diferencial no meu processo de aprendizado e ainda o utilizo diariamente.

O Quizlet funciona com base em flashcards, ou seja, cartões em que se escreve a pergunta de um lado e a resposta do outro. Você não pode ver a resposta antes de, pelo menos, tentar lembrar dela. Ele te faz memorizar relembrando o significado da palavra de acordo com as suas respostas.

Se você acha algo difícil ele te mostra a palavra novamente em 2 dias, se você acha fácil, em 5 dias e à medida com que você vai memorizando a palavra, ele aumenta o espaço de tempo em que a mesma é mostrada.

Com o QUIZLET você pode:

  • Criar seus próprios Flashcards: Como eu faço? No Caderno de Exercícios dos livros ÉCHO você encontra o vocabulário completo de cada unidade. Um dia por semana eu reservo para criar meus próprios flashcards de acordo com a lição que estudarei durante a semana. Crio apenas das palavras que não sei o significado e se a pronúncia for muito difícil eu insiro o áudio que salvo a partir dos sites da Larousse ou Audio French Dictionary que listei acima.
  • Baixar da base de Flashcards compartilhados: É legal buscar conjuntos por temáticas que você achar interessante memorizar. Dica: procure sempre em Inglês pois a disponibilidade é maior. Ex French ou French Vocabulary.

Caso tenha dúvidas sobre como usar o QUIZLET, existem milhares de sites que ensinam 😉

Melhorando a Pronúncia, Escuta e Escrita

Aqui não tem muito segredo. Você precisa praticar!

Nos sites Speaky, InterPals ou The Mixxer você pode encontrar pessoas que queiram aprender Português e sejam franceses nativos.

Para sua segurança nunca passe seu endereço, dados bancários e informações que possam te prejudicar para um desconhecido! Lembre-se que você está no campo cinza que é a Internet!

Eu escuto a Couleur 3, uma radio Suíça que toca música alternativa e muita informação. A RFI, uma rádio francesa de informações. Também assisto ao jornal Le Quotidien que tem uma abordagem bem jovem e um senso questionador politico-social que falta no jornalismo brasileiro.

Petit Conseil D’Or (Dicas de Ouro)

Aqui algumas dicas gerais para bombar seus estudos.

  • Faça um calendário de estudos: Assim você maximiza seu tempo e não se perde. Veja aqui dicas de como montar o seu planejamento (tem uma versão pra download).
  • Aprenda constantemente: É melhor você estudar 30 minutos diariamente que 4 horas no sábado. Além de estudar, insira em sua rotina os programas que passei acima ou pesquise algum que seja de seu agrado.
  • Desligue seu celular: Faça o teste. Estude um dia com o celular ligado e um dia com ele desligado e me conta como foi. Se você não quer perder tempo e aprender francês mais rápido, desligue o celular enquanto estiver estudando.
  • Seja persistente: Não desista de seus estudos diante das dificuldades. Aprender francês sozinho é desafiador mas também muito prazeroso.

Se você não leu o post que conto como eu aprendi francês sozinha, sugiro que faça isso antes de sair comprando livros e gastando seu rico dinheirinho.

Lá tem uma dica incrível para você melhorar seu aprendizado e saber a hora de parar um tema e buscar ajuda de um professor.

Espero que essas dicas te ajudem!

Até a próxima! ❤