No dia 25 de novembro você será bombardeada por ofertas e promoções “imperdíveis” e para ter certeza de que você não está comprando em uma loja que vende “tudo pela metade do dobro”, te trago dicas para aproveitar a Black Friday 2016 passando bem longe da falsas promoções e sem cair no conto do vigário.

Infelizmente, ainda há no Brasil muitas pessoas e lojas “espertas” que se aproveitam da data pra enganar os consumidores. Como já tive uma loja online e trabalho até hoje com e-commerce, vou te ajudar na sua batalha contra a enganação e colocar aqui algumas hot insider tips para você fazer ótimas compras! Preparada?

Se você preferir também pode assistir ao vídeo 😉

1. Faça Uma Lista de Produtos

A primeira coisa que você precisa saber sobre a Black Friday 2016 é que quanto mais cedo você decidir o que quer comprar, maiores as chances de fazer bons negócios.

Faça uma lista para não cair na besteira de comprar por impulso, gastar dinheiro sem necessidade e ainda ficar sem uma reserva para as compras de Natal.

Escolha quais produtos quer comprar (cremes, maquiagem, roupas, móveis), mas seja detalhista. Coloque a marca e o modelo-desejo e uma segunda alternativa. Feito isso, vamos para o próximo passo.

2. Planeje Suas Finanças

Quais produtos vou pagar à vista? Quais serão parcelados no cartão de crédito? Tenho limite suficiente pra poder usar o cartão depois? Em quantas vezes vou dividir a compra?

Não vai me comprar batom e parcelar em 10x porque é sem juros! Parcelamento é uma poderosa ferramenta se bem usada, então acho válido você trocar de geladeira ou TV e parcelar sim, porque quando você terminar de pagar as parcelas, o bem adquirido ainda estará ali. Não aplico isso pra celular porque há (muitas) chances de ser roubado rs

Assim, você consegue viabilizar algumas compras sem ficar dura para as festas de fim de ano.

3. Pesquise os Preços

Sabendo o que você pretende comprar, anote, além da forma de pagamento, os preços reais na data em que realizou a pesquisa.

Dessa forma você terá certeza no dia da Black Friday se os produtos estão com os devidos descontos.

4. News News News

Inscreva-se nas newsletter de todas as lojas online que você pretende gastar seu rico dinheirinho.

No ano passado comprei vários produtos na La Roche Posay com 50% de desconto na Pré Black Friday graças à uma newsletter. Só que quem esperou o dia oficial não conseguiu comprar nada porque o estoque promocional tinha  se esgotado.

No ano anterior comprei uma cafeteira Nespresso com 40% de desconto também graças a um e-mail. Mas tudo isso já estava na minha lista de desejos.

5. Dicas de Segurança para Black Friday 2016

Até quando você vai continuar procurando IPhone pela metade do preço?

Pra encerrar eu coloco umas dicas básicas pra você não ser lesada e ter problemas futuros.

  • Compre em lojas de confiança. Existe um selo que se chama “Black Friday Legal”. Esse selo é dado somente às lojas que assinaram um termo de responsabilidade sobre os preços e descontos e possuem requisitos de segurança antifraude. No site da Black Friday Legal você encontrará uma lista das lojas que aderiram ao programa.
  • Use seu cartão de crédito. Primeiro porque você pode acumular milhas e trocar por passagens aéreas. Segundo porque se der algum problema com o produto ou a loja não entregar, você pode reaver o seu dinheiro contestando a compra junto ao seu banco. Eu sei que você acha mais seguro pagar com boleto bancário, mas não é. Se for uma loja que você nunca comprou e eles não te entregarem seu produto, você nunca mais vai ter seu dinheiro de volta!
  • Verifique a validade do certificado de segurança da loja. Isso você pode fazer clicando nos selos de segurança lá no rodapé do site. Se estiver tudo em ordem, a página de pagamento da loja, o endereço do site passa de http para https. Essa é a única maneira eficaz de obter segurança de seus dados no comércio eletrônico. Trocando em miúdos, de ter a certeza que seu cartão não será clonado.

Agora que você já sabe como aproveitar o melhor da Black Friday 2016, avalie com calma suas escolhas e antes de comprar pense se realmente precisa daquilo, se quer há algum tempo, se está fazendo falta ou se é puro consumismo. Depois disso é só seguir essas dicas e ser feliz, amiga!

Até a próxima! ❤