Hoje eu dou continuidade na série de posts sobre a França Muito Além de Paris. Por um bom tempo viajei pela Europa e conheci muito lugares, principalmente pela França e Suíça e o lugar no mundo que ganhou meu coração foi essa ilha maravilhosa localizada ao sul da França. Nesse post escrevo dicas de viagem à Córsega para você que quer conhecer um lugar maravilhoso mas não dispõe de muita grana. O esquema aqui foi calculado tudo naquele estilo que eu amo: viajar muito-gastar pouco.
Dicas de Viagem à Córsega
A ilha de Córsega ou Corse é famosa por ter sido habitada por Napoleão Bonaparte que nasceu em Ajaccio. Mesmo sendo uma figura histórica e importantíssima, ele foi praticamente espezinhado pelos habitantes da região que, desde sempre luta por uma verdadeira independência da França.
Existe uma rixa enorme entre franceses e corsos, já que esses nem mesmo se consideram franceses.
Para se ter uma ideia do tamanho do buraco, é MUITO comum ver as placas de sinalização baleadas, literalmente, cheia de buracos de tiros ou pixadas quando são escritas em francês.
As vezes eles cobrem com pixação os nomes dos lugares em francês e deixam somente o que está escrito em Corsu.
O que saber sobre o lugar e o povo
O que eu digo aqui não é uma tentativa de generalizar mas sim contar um pouco sobre o que vi.
A ilha de Córsega possui 1/3 de seu território protegido como parque nacional muito bem cuidado. É cheia de montanhas, estradas sinuosas, transporte público quase inexistente e procura evoluir sem perder suas raízes.
O povo é, assim como a maioria dos franceses, muito discreto mas são mais receptivos e eu atribuo isso ao fato de viverem em um lugar tão lindo. Ao mesmo tempo também encontrei pessoas que representam de forma mais acentuada o estilo roots da ilha. Povo simples e sem frescura que só quer ter o próprio espaço respeitado. Pense que durante o verão a população da ilha dobra, imagine o estresse para eles?
Quando chegamos na ilha fomos tomar um café, tudo delicioso e com bons preços se você está acostumado com Paris. O próprio dono nos serviu, pegando os pães com as mãos e em seguida ascendeu um cigarro atrás do balcão do café. Imaginem a minha cara de choque?!
Planejar a viagem à Córsega
Primeira coisa que você deve saber é que eu planejei a viagem buscando gastar o mínimo possível e isso não quer dizer que tenha sido barato, mas valeu cada centavo.
Outro ponto importante é sobre ter companhia e viajar com pelo menos mais um ou dois amigos para dividir os custos da gasolina e locação do carro. Alivia muito o bolso!
Roteiro de viagem à Córsega
Nós conhecemos a costa Oeste inteira que é o lado mais incrível de Córsega em 7 dias fora os da viagem de ida e volta.
Desembarcamos no Porto de L’Île Rousse e passamos por Calvi, Ajaccio, que é a Capital e não tem nada demais, Porto e Calanque de Piana, Bonifácio e na volta, subimos pelo interior e passamos pelos Gorges de l’Asco. La no final do post coloco as fotos.
Como chegar em Córsega
Aqui são os dois meios disponíveis uma vez que você precisa passar pela França.
Você pode chegar de avião a partir de várias cidades da França. Aqui o link da Air Corsica para você consultar.
Um outro meio bem comum de chegar à ilha é via mar pelo Corsica Ferries.
Qual é mais barato? Depende de como você pretende se locomover dentro da ilha. Na época eu fui com veículo próprio a partir de Genebra até o porto de Nice, lá pegamos o ferry e levamos o carro com a gente.
Alugar um carro lá e ir de avião ficava mais caro mas se você não tem essa opção recomendo que vá de avião.
Sobre o ferry, eu não comprei cabine pra dormir. São quase 10 horas de viagem durante a noite e na ida ficamos do lado de fora num frio lascado, mas na volta logo que chegamos nos acomodamos nos corredores encarpetados, estendemos os sacos de dormir e passamos bem a noite.
Não se choque, muita gente mora em Córsega e trabalha na França e voltando para casa aos finais de semana, todos eles dormem pelos corredores pois uma cabine é bem mais cara e no final das contas todos chegarão ao destino.
Mobilidade em Córsega
Eu definitivamente não recomendo que você vá para Córsega sem planejar alugar um carro.
Você ficará refém do transporte público que é bem escasso e que vai te deixar de fora dos lugares mais lindos que são mais escondidos.
E se você for dirigir, faça com muita atenção porque eles, habituados com as curvas, dirigem feito loucos. Para se ter uma ideia, durante o verão de 2015 a ilha de Córsega foi a maior responsável pelo aumento da taxa de acidentes com vítimas fatais de toda a França.
Hospedagem e Alimentação em Córsega
A gente não reservou nada. Ficamos em campings. Levamos barraca, colchão de ar, travesseiro e um kit escoteiro com fogareiro, mesinha, utensílios e um cooler.
A gente via uma praia maravilhosa, procurávamos campings pelas proximidades e por lá ficávamos até ter explorado toda a região.
Para isso compramos o guia Le Routard na versão impressa em uma banca de jornal em Calvi. Esse guia é incrível para quem quer acampar e mostra as preciosidades de cada região, avaliação de campings, onde comer e história. Todas as indicações são pensando sempre no nosso bolso!
Quando você comparar com os custos dos hotéis ficará tentado. Além disso são super seguros e você dorme com o barulho dos grilos e sob um céu estrelado de chorar.
Apesar de ser uma ilha mais roots você encontra supermercados com facilidade em todo o lugar.
A gente cozinhou muito mas também comemos em alguns restaurantes legais que cabiam no bolso! Tem pra todos os gostos e bolsos principalmente nos centrinhos.
Passeios em Córsega
Em Córsega existe uma infinidade de passeios pelo mar e mergulho. Os mais legais que encontrei foram em Bonifácio, aliás a parte mais linda da ilha. Estávamos com a grana curta então optamos pelo passeio que incluía a visita às grutas, falésias e calanques.
A cidade de Bonifácio precisa ser vista a partir do mar. É de encher os olhos de lágrimas.
Nesse site aqui mostra os tipos de passeios e preços, mas chegando lá você verá várias opções de empresas que fornecem os serviços. Todas com os preços muito similires.
Próxima vez farei o passeio às ilhas Lavezzi.
Quanto vou gastar em minha viagem à Córsega?
A verba varia de acordo com o nível da viagem e a minha foi bem simples mesmo!!!
Acredito que com os links que deixei aqui em cada tópico você consiga fazer seus cálculos.
Alimentação: separe me torno de € 30 por dia para comer bem.
Camping: 15 à 26 € para duas pessoas, uma barraca + 1 carro.
Aqui deixo mais algumas imagens que separei mas é impossível transmitir toda a beleza e atmosfera desse lugar incrível!
Espero que essas dicas tenham te ajudado a inspirar e a planejar sua viagem à Córsega!
Se você tiver alguma dúvida, me mande nos comentários!
Até a próxima! ❤
Amei sua visão sobre a Corsa.
Moro aqui a cinco anos, mais especificamente em Calvi.
Ainda bem que não me enganei então 🙂
Amei Calvi!!!
Beijo!
oi, eli! gostaria de visitar a Córsega a partir de Nice. porém, pretendo fazer a travessia de ferry com um carro alugado. você saberia me dizer se há algum impedimento das locadoras de lá? obrigada pelas informações! =)
Olá Claudia! Foi exatamente este trajeto que fiz! Não tem problema algum em ser alugado, porém, informe a locadora por conta do seguro.
Boa viagem!
Eli