Coucou tout le monde ! Como muitos de vocês já sabem, concluí uma pós graduação da França e depois de 2 anos morando aqui, algumas coisas que eu imaginava sobre os Franceses foram confirmadas e outras desconstruídas. No post de hoje eu vou contar para vocês a minha visão sobre os Franceses e o que mudou depois de morar aqui na França. Se você me acompanha aqui sabe que eu tenho o humor um pouco ácido então, se você é Francês ou tem amigos Franceses, não se sinta ofendido. Saiba que depois dos meus primeiros 30 dias infernais na França eu comecei a admirar e amar a cada dia mais esse País que me acolheu e que me conquista a cada dia mais!
Também não curto muito rotular pessoas. Eles não são todos iguais, assim como nós Brasileiros, são inúmeros e bem diferentes uns dos outros. Meus amigos Franceses sabem o que eu penso e muitos deles concordam comigo. Mas ainda assim não é uma regra. Aquilo que eu pensava pode ser aquilo que você também pensa sobre eles. Muitos amigos meus me perguntam “Eli, é verdade que bla bla bla… ?”
Quer saber se aquilo que você pensa é mito ou verdade ? Então leia o post e vem rir comigo 🙂
Francês é fedido: Parcialmente Verdade
Antes de falar sobre essa polemica eu devo dizer que todo mundo sabe que gente fedorenta existe em todo o lugar do mundo. Então porque justo o Francês tem fama de fedido?
No Brasil eu já peguei trem cheio e senti cheiro de sovaco, depois de um dia quente com temperaturas que batem 35º C. A gente sabe que muitas das pessoas ali passaram o dia em pé fazendo faxina, varrendo rua, rebocando casa ou sentado em uma máquina de costura em uma oficina com um ventilador sem vergonha.
Mas eu NUNCA senti cheiro de sovaco no escritório, num bom restaurante ou na faculdade, ainda que a maioria das pessoas ali tivessem trabalhado o dia inteiro antes de ir para o curso.
Na França, cheiro de sovaco não tem dia, hora e lugar. Seja no inverno, no calor, de manhã, na sala de aula, no metrô… Eu indignada fui fazer uma enquete e encontrei pessoas com pontos de vista distintos. Dizem que:
- Tomam banho no inverno dia-sim-dia-não porque não precisa tomar banho diariamente.
- Dois banhos por dia gasta a pele, então não tomam banho antes de sair para o trabalho/escola.
- Não usam desodorante porque acreditam que não precisam (mesmo comendo queijo fedorento).
- Passam desodorante de manhã sem tomar banho, mesmo tendo suado em bicas no inverno pelo uso do aquecimento ou no verão pelo calor do Ceará.
Os hábitos de higiene “distintos” não param por aí:
- Não vão ao dentista sequer 1 vez ao ano. Somente quando precisam, ou seja, quando têm uma dor de dente ou dente podre.
- Não usam fio dental porque machuca a gengiva.
- Não escovam a língua porque nunca falaram que faz parte da escovação.
Aí quando me perguntam o que eu faço para ter os dentes brancos (porque sim, os dentes deles são amarelados) eu respondo com um singelo: “eu escovo”.
Eu coloquei no tópico que é “parcialmente verdade” porque conheço alguns seres evoluídos que tomam banho antes de sair de casa e que cuidam bem dos seus dentes, mas semana passada conheci um moço de 30 anos que foi ao dentista pela primeira vez no ano passado!
No Brasil tem muita gente com problemas bucais, tem sim, eu sei. Mas um jovem de 22 anos com bafo é triste. Ainda mais quando a pessoa tem condição de se cuidar e tem acesso à informação. Eles são muito negligentes em termos de higiene.
Francês é mau humorado: Mito
Tá aí uma coisa que me surpreendeu positivamente. Eu particularmente tenho um senso de humor um pouco ácido mas me identifico com o humor Francês. Dou muita risada com eles.
Eles são espirituosos, ágeis e inteligentes. Usam contexto político nas conversas então você precisa estar bem informado também se quiser rir com eles. Eles não diminuem os outros em troca de uma piada, não fazem piadas sexistas, nem com profissões, tipo de coisa muito comuns nas rodas de piadas no Brasil. Deveríamos aprender isso com eles!
Francês é reclamão: Verdade
Finalmente eu encontrei um povo que reclama mais do que eu! Francês reclama se tá frio, se tá calor, se tem fila para o restaurante, se o restaurante tá vazio…Tudo é motivo para fazer greve, passeatas ou protestos.
Os coletes amarelos estão há 6 meses nas ruas e já nem sabem mais pelo que estão protestando. Qualquer pessoa que queira reclamar junta-se a eles para gritar nas ruas.
Na faculdade, os professores são sempre atacados quando passam dever de casa ou trabalho, ainda que eles não trabalhem. Eles reclamam pelo simples hábito de reclamar. O tempo todo, sobre tudo.
Francês é grosseiro e mal educado: Mito
Meu ponto de vista? Não. Eles não são grosseiros. Eles são francos, falam na cara e sem rodeios e convivem bem com a honestidade. Brasileiro é melindroso. Se você fala “está mal feito, refaça” a pessoa chora.
Você perde um tempo enorme para dizer as coisas de modo aceitável sem que a pessoa se sinta ofendida e diminua a produtividade, ou faça terapia para superar o chefe carrasco que disse que o trabalho estava mal feito.
Aqui na França o tal do “vous” , sinal de respeito, chega a ser irritante, porque é como se nós, brasileiros, chamássemos alguém de “vosmicê”. Eles tratam todo mundo muito bem, sempre de forma respeitosa. Sabem discordar sem serem rudes. Dificilmente você vai ouvir alguém gritando ou brigando por aqui. São muito civilizados.
E o que eu não imaginava era que: Francês ama uma fofoca
Primeira semana de aula eu ouvi quatro versões de uma mesma história sendo que eu estava presente e vi o que de fato se passou. E eu estava zero interessada no assunto, porque 1. eu estava presente e sabia o que havia acontecido e 2. eu tinha muito papel para lidar para me preocupar com a vida dos outros.
Eu passava nos corredores e ouvia as pessoas comentando. Gente, uma menina beijou um cara, foi só isso! Mas o assunto rendeu de uma forma que eu jamais poderia imaginar.
Eles ADORAM FOFOCA! Eu me faço de morta porque DETESTO FOFOCA!
Por hoje é só, gente. Tem muito mais coisas que eu gostaria de escrever mas se fosse colocar tudo o post ficaria imenso.
E você? Qual a sua visão sobre os Franceses? Manda nos comentários 😉
Beijo no
Eu conheci um francês em Manaus. 12 dias de sobrevivência na selva. Acabei ficando só 8, pq queria visitar alguns amigos. Mas…eu vivia dizendo a ele, q nunca tinha visto um cara mais elegante e cheiroso na selva.
Pegamos todos os dias chuvosos, mas um calor infernal. Mas todos os dias tomávamos banho na canoa e ele, nos intervalos usava lencinho de bebê super perfumado. E a roupa de selva sempre nos trinques. Calça com cinto. Blusa que protege do sol. Parecia q já acordava arrumado. E uma pessoa gentil e educada. Adorei
Olá, Marisol!
Obrigada pelo seu comentário! Sim, existem seres evouídos e limpinhos na França! E de um modo geral são muito educados, engraçados e inteligentes! Niguém é perfeito, né? ahahah
Beijo
Hahaha
Adorei o relato da sua visão. Conheci o blog agora e adorei.
Obrigada por compartilhar.
Seja bem vinda Carol! Obrigada pelo comentário! Tem uns posts que conto minhas misérias aqui na França. É de chorar (de rir).
Beijo,
Eli
Olá Eli!!
Adorei o seu texto!!
Estava eu com viagem marcada para um curso de francês em Paris quando a pandemia adiou minha alegria.
Seu texto foi um presente.
Nas curtas viagens que fiz a Paris, a impressão que tive era a mesma que você relatou.
Amei seu texto! J’espere que tout va bien par vous! Bisous!!
Olá Isabella! Que pena! Vai ficar para uma próxima! Mas a internet tem esse poder de nos levar à qualquer lugar do mundo aonde estivermos!
Toi aussi, j’éspère que tu vas bien et que tu peux bientôt venir en France !
Bisous!
Muito obrigado por compartilhar suas maravilhosas experiências. Tenho desejo enorme de conhecer a França, e seus relatos nos dão ótimas referencias.
bisous.
Muito orbigada pelo seu comentário Paulo! Estamos todos em um momento delicado mas espero que consiga realizar seu desejo! Bisous.
Salut, Eli .
Acabei de chegar aqui, descobri o seu blog, pois decidi estuda frnces sozinha, uma meta na minha vida.
sempre sonhei em Parle français , abtes dos 50 anos. e agora na pandemia , disse a mim mesma.. oui oui , agora vai.
Conheci um professor no instagram muito atencioso e gentil, da aulas abetas, duas vezes por semana, hoje fazem 10 dias que estou buscando e vendo videos.
J’aime votre blog
Olá, Catia.
Fico muito feliz pelaa sua decisão e que meu blog esteja contruibuindo para seu aprendizado da língua francesa 🙂
Volte aqui e nos conte como está sendo sua experência. Espero que comece a falar logo logo. Estudando com disciplina logo os resultados virão.
Bom estudo. Um beijo.
Eli