Depois de uns dias ausente, hoje retomo as postagens aqui no Blog dando continuidade na série que aborda as minhas maiores dificuldades em aprender francês sozinha. Quando estamos aprendendo o Francês, normalmente a primeira dificuldade é a pronúncia e em seguida a compreensão dos sons mais peculiares da língua. Hoje dou dicas de como melhorar a escuta e compreensão oral em Francês.

Na língua francesa existem diversos sons que não temos no Português. Ponto. Dependendo da junção de determinadas vogais/consoantes é possível obter um som totalmente diferente daquele que emitiríamos em Português. Se habituar e conseguir compreender o que está sendo dito facilitará não somente a conversação como influenciará diretamente em sua escrita, por isso, ter um ouvido bem afiado é tão importante.

Como melhorar a escuta e compreensão oral em Francês

A regra geral para melhorar qualquer um dos aspectos (pronúncia, escuta…) de aprendizagem de uma língua é praticar! Veja aqui 4 formas de melhorar a escuta e compreensão oral em Francês sem muito sacrifício.

Eu sei! No começo é penoso e me dava até dor de cabeça. Tentar entender uma língua nova é cansativo, mas logo essa sensação de “tendi neca” vai passar e aí vem aquele lindo momento que você consegue compreende o que a sua música favorita quer dizer. É mágico!

1. Assista Filmes em Francês

O jeito clássico ainda é o mais efetivo. Assista filmes em Francês com legenda e depois o mesmo filme sem legenda. Se nada fez sentido, volte e repita mais uma vez com legenda. Faça isso até entender tudinho que o ator está dizendo. Logo seu ouvido se acostuma e vai notar que vai precisar pausar menos o filme. Um belo dia não precisará mais da legenda 🙂

2. Escute Música Francesa

Ainda que você não entenda nada. A música vai te ajudar com o sotaque e também a exercitar o seu cérebro que logo se acostumará com os barulhos que a língua faz. Geralmente quem aprende Inglês e em seguida Francês acha o Inglês mais fácil. Ele é menos complexo em termos gramaticais mas os sons são muito mais diferentes do Português que o Francês. Nossa cultura é muito influenciada pelos EUA e muitos de nós ouvimos mais músicas internacionais que nacionais e querendo ou não isso já dá aquela amaciada na mente.

3. Se Informe em Francês

A regra aqui é: tudo que entra que seja em Francês. Se você vê notícias, TV, programas de fofocas, entretenimento, enfim, tudo que seja um input que seja em Francês. Encontre rádios que te agradem, noticiário ou qualquer modo de se manter informado. Eu acompanhei 100% do processo de impeachment da Dilma pelas rádios francesas. Isso te mantém informado e ainda te fornece um ponto de vista mais crítico e neutro sobre a economia e política do seu próprio País. Eu diria que é esclarecedor.

4. Converse em Francês

Aqui não tem muito o que explicar. A melhor maneira de melhorar a escuta e compreensão oral em Francês é conversando. Quando você conversa você fala mas também escuta 🙂

Para Praticar!

Eu já dei essa dica aqui mas vou reforçar pois foi um dos programas que mais me ajudou e até hoje faz parte do meu dia a dia: o jornal Le Quotidien com Yann Barthès.

Esse jornal aborda política local e global, entretenimento e cotidiano de um modo bem humorado e inteligente. Vale muito a pena!

O Savoirs é um site a princípio de notícias e tem uma versão do jornal do dia em français facile, com linguagem acessível. Também tem diversos tópicos que você pode escolher de acordo com seu interesse e ouvir acompanhando a transcrição. Esse é um exercício incrível e o mais efetivo! Procure as palavras que não entender o significado pelo contexto e repita a leitura e a escuta até o conteúdo grudar no seu cérebro.
Beijo

Espero que gostem!

Até a próxima! ❤