Fazer turismo em Genebra gastando pouco é um desafio, mas não é impossível!

Veja que animador! Genebra é a segunda cidade com custo de vida mais alto do mundo*. As sete cidades seguintes da lista também estão localizadas na Suíça. Que maravilha! Então a opção que nos resta na verdade é “não gastar muito” e não mais “gastar pouco” (risos).

Conheci vários lugares da Suíça sob o olhar de um genevois que também gosta de economizar, então apesar de ter estado várias vezes em Genebra, fiz poucos programas turísticos pagos.

Quando falei a primeira vez sobre a Suíça aqui no blog eu aconselhei vocês à irem no verão e também no inverno, pois são duas Suíças completamente diferentes. Tento mostrar isso através de algumas fotos que fiz nas minhas idas pra lá 😉

Turismo Em Genebra Gastando Pouco

Genebra é uma cidade-atração. Só de andar pelas calçadas e ruelas já te faz se sentir o melhor e mais feliz dos turistas do mundo!

Eu particularmente quase não fui à museus e coisas do tipo. Aproveitei muito a cidade na maioria das vezes no estilo turismo grátis, até mesmo pra viabilizar o “Genebra gastando pouco”.

Lac Léman ou Lac de Genève (Lago Léman ou Lago de Genebra)

Lac Léman ou Lac de Genève (Lago Léman ou Lago de Genebra) | Verão

Lac Léman ou Lac de Genève (Lago Léman ou Lago de Genebra) | Verão

O Lago Léman, também conhecido como Lago de Genebra, é um lago de origem glacial, ou seja, suas águas são provenientes do gelo que derrete dos Alpes que o cercam.

De águas cristalinas, é o maior lago da Europa Central e está localizado entre a Suíça e a França.

Existem vários “cruzeiros” que podem ser feitos no Lago Léman e se você comprar o Genève Pass alguns deles estão inclusos na tarifa.

Cruzeiros - Lago Léman - Genebra

Cruzeiros – Lago Léman – Genebra

O bom aqui é que só o visual já é um super passeio! Se a grana estiver curta, você ficará feliz apenas em ter o privilégio de poder passar pela borda do Lago Léman, tomar um sorvete e admirar a paisagem que é linda!

Lac Léman ou Lac de Genève (Lago Léman ou Lago de Genebra) | Inverno

Lac Léman ou Lac de Genève (Lago Léman ou Lago de Genebra) | Inverno

Jet d’Eau (Jato d’Água)

Com 150 metros de altura e 500 litros por segundo de água sendo jorrados à 200km/h, o Jet d’Eau, traduzindo como Jato d’Água, é uma das atrações e símbolos imperdíveis de Genebra.

Jet d'Eau - Genebra | Verão e Inverno

Jet d’Eau – Genebra | Verão e Inverno

Eli Nascimento em Genebra | Eli Dá a Dica

Eu bebendo um aguinha no Jet d’Eau

Jet d’Eau
Quai Gustave-Ador

1207 Genève

L’Horloge Fleuri – Genève (Relógio de Flores – Genebra)

O Relógio de Flores ou l’Horloge Fleuri é um dos símbolos mais famosos de Genebra. Funciona normalmente e muda de cor conforme as estações.

Relógio de Flores está sempre com a hora certa graças à conexão eletrônica com um satélite.

Localizado no Jardim Inglês às margens do Lago Léman, tem a sua composição de flores mudada quatro vezes por ano.

L’Horloge Fleuri – Genève (Relógio de Flores – Genebra)

L’Horloge Fleuri – Genève (Relógio de Flores – Genebra) | Verão

L’Horloge Fleuri – Genève (Relógio de Flores – Genebra) | Inverno

L’Horloge Fleuri – Genève (Relógio de Flores – Genebra) | Inverno

L’horloge Fleurie
Quai du Général-Guisan
1204 Genève

Genève Centre Ville (Centro Velho de Genebra)

Tudo muito charmoso, o Centro Velho de Genebra é cheio de pequenas surpresas e foi completamente revitalizado.

Prepare as pernas, pois é cheio de subidas e ruelas decoradas e tem suas ruas em paralelepípedos ou cascalho.

Genève Centre Ville (Centro Velho de Genebra)

Genève Centre Ville (Centro Velho de Genebra)

Eli Nascimento em Visita ao Centro Velho de Genebra

Eu em Visita ao Centro Velho de Genebra

La Jonction (A Junção)

O bairro La Jonction leva esse nome por estar situado na junção de dois rios: rio Ródano, com a nascente Geleira Rhône em Valais (Suíça) e rio Arve que nasce de uma geleira do Mont Blanc entre França e Suíça.

Esses dois rios se encontram em Genebra e por terem cores muito distintas, faz com a junção deles seja bem marcada e pode ser vista pela Ponte de Saint-Georges ou pela Ponte das Acácias.

No verão é comum ver os moradores se refrescando por ali. Visual único! (Reparem no Jet d’Eau ao fundo)

La Jonction (A Junção) - Genebra

La Jonction (A Junção) – Genebra

Salève

Para te trazer um pouco de tranquilidade durante a sua corrida turística em Genebra, com uma vista panorâmica da cidade incrível, esse passeio no alto da montanha de Salève, localizada na França, vai te dar o fôlego que você precisa para continuar a sua viagem.

Vista de Genebra em Salève - França

Vista de Genebra em Salève – França

É muito fácil de chegar de transporte público até o teleférico que te levará ao o topo.

Fizemos um pic-nic lá em cima com esse visual maravilhoso! Deu até pra tirar um cochilo rs

Recebemos a visita de uma manada de vaquinhas estilo Milka e de um cachorrinho que apelidamos de Maylon. Foi um dia inesquecível.

Pic Nic em Salève | França

Pic Nic em Salève | França

Vaquinhas Pastando em Salève - França

Vaquinhas Pastando em Salève – França

Escapade au Mont-Salève
Mont-Salève
Route des 3 Lacs
74560Monnetier-Mornex

Ville de Carouge

Carouge é uma cidadezinha projetada por italianos (que para nós parece mais um bairro) que mais amo nas redondezas Genebra.

Tem um ar jovem e fresco, frequentado pelos amantes da arte e da vida noturna, que é mais agitada.

Passear pelas ruas de Carouge por si só já é um passeio e tanto. Diria que lá também é um reduto gastronômico, cheio de pequenos restaurantes acolhedores e deliciosos além das melhores gelaterias da região, faz com que um simples sorvete se torne mágico se tomado na pracinha do centro.

Cheio de galerias de arte minúsculas e alternativas, Carouge é um dos lugares mais apaixonantes de Genebra.

Todas as quartas e sábados tem uma feira livre com produtos locais e importados deliciosos. Um dos melhores lugares para comprar seus queijos!

Carouge Place du Temple - Genebra

Carouge Place du Temple – Genebra

Hockey Genève-Servette

Se estiver indo no inverno, não deixe de ir à um jogo de Hockey do time local, Genève-Servette. Não é megalomaníaco como os Canucks de Vancouver mas é bem divertido!

Jogo de Hockey Genève-Servette

Jogo de Hockey Genève-Servette

Gastronomia

Mesmo indo sempre à Genebra gastando pouco, ainda assim eu tive oportunidades de ser presenteada com jantares e comidinhas em bons lugares e indico alguns deles aqui.

Ah! Sempre ligue no restaurante e reserve com antecedência. Pode ser que esteja vazio mas pode ser que você não consiga mesa, pois sendo tudo tão pequeno, enche rápido.

Restaurante Buvette des Bains

Não tem nada glamour na construção em si, mas ele está localizado em um pontão sobre o Lago Léman e tem um fondue maravilhoso!

Público bem variado, legal para ir com os amigos no inverno ou mesmo no verão tomar um rosé e apreciar um pôr do sol espetacular.

Restaurante La Buvette des Bains
30 quai du Mont-Blanc

1201 Genève

Restaurant les Curiades

Nesse restaurante é para se comer como um local. Pequeno, charmoso e com arquitetura rústica, o Restaurant les Curiades iniciou suas atividades no início do século XIX, então bota tradição, qualidade e primor nessa dica!

A proposta do Les Curiades é demonstrar qualidade servindo degustações de vinhos, variedades de legumes e frutas e seleção de carnes, todos produtos genevoise.

Está localizado um pouco mais afastado do centro, pertinho de uma vinícola. Com um terraço super acolhedor e um pequeno salão, o restaurante não comporta muito mais que 50 pessoas.

Restaurant des Curiades
Vieux-Lully 10
1233 Lully-Bernex
Site: www.restaurantlescuriades.ch

Chocolats Rohr

Agora vamos falar a minha língua. Sou apaixonada por chocolate!

Na Chocolats Rohr é tudo feito de forma artesanal com muito cuidado e respeitando receitas tradicionais que passam de geração em geração.

O Pavé Glacé de Genève é uma delas. São uns quadradinhos feitos com um chocolate ultra cremoso polvilhado com puro cacau. Definitivamente deve ser degustado de olhos fechados sentindo os diversos sabores desde o momento que ele toca as suas papilas gustativas, ainda mais durinho e começa a derreter ficando ultra cremoso mesclando o amarguinho do cacau com o leve doce do chocolate.

Eu juro que tentei, mas não dá pra descrever.

Chocolats Rohr
Veja os endereços no site: www.rohr.ch

Chocolat Auer

A Chocolat Auer também é uma chocolataria artesanal tradicional em Genebra (quase 200 anos fazendo isso muito bem) que produz e vende chocolates maravilhosos!

Aqui é possível encontrar as famosas Amandes Princesse que também são feitas pela Chocolats Rohr mas as da Chocolat Auer são as melhores do mundo!

São amêndoas grelhadas com cobertura de leite e passadas no cacau. Descrevendo assim parece coisa pouca, mas comer uma amêndoa dessas é uma experiência!

Chocolat Auer
Rue de Rive, 4

1204 Genève
Site: www.chocolat-auer.ch

Onde Ficar Em Genebra

Gente, de verdade, a Suíça inteira é tão pequena, tão pequena que qualquer localização que você fique conseguirá aproveitar a cidade.

Eu sempre fiquei na casa do meu namorado na época, por isso não terei dicas de locais quentes. O que posso dizer é que você pode matar todo seu orçamento ficando em um hotel caríssimo no centro, ou expandir território e priorizar o preço.

  • Airbnb: Ótima opção para economizar alugando um quarto, se não estiver viajando em casal ou se seu parceiro não tiver planos românticos.
  • Hostel: É uma excelente opção de preço. Ainda mais se você estiver indo sozinho, vai fazer muitos amigos!

O site oficial de turismo My Switzerland aponta outras opções de hospedagem e é bem completo, além de ter uma versão em Português!

Comer Em Genebra Gastando Pouco

Com a cotação do Real super forte #sqn e o Franco Suíço acompanhando o dólar temos um cenário desfavorável ao turismo internacional de um modo geral. Além disso, estamos falando de uma cidade cara anyway, então o único jeito de comer gastando pouco é partir para o velho e bom Take Away.

Existem duas grandes redes de supermercado na Suíça: o MIGROS e o COOP.

O Migros é sempre o mais barato! Mas o Coop tem coisas mais gostosas.

Migros Take Away

Comer Gastando Pouco: Migros Take Away

Ambas as redes também têm restaurantes e lanchonetes e podem ser uma boa opção pra comer sem gastar muito.

As frutas têm gosto de nada. Você é brasileiro e vai saber do que estou falando. Mas é possível comer sanduíches, saladas com molho, iogurtes, macarrão e até sushis por um preço bem atrativo.

Coop To Go

Comer Gastando Pouco: Coop To Go

Eu não sou a favor de comer muita besteira então quando eu viajava pela Suíça e tinha que comer fora, sempre tentava cozinhar pelo menos uma refeição mais completa por dia.

Isso porque eu passava temporadas longas lá, mas se você vai passar poucos dias, dá pra fazer esse esforço. Afinal, em muitos casos, ou é isso ou é não viajar. Neste caso eu prefiro viajar.

Links Úteis

Além da sessão inteira dedicada à Suíça, eu indico aqui os dois textos que acho mais importantes de serem lidos se você vai se aventurar a turistar em Genebra gastando pouco:

  • Voos Baratos e Hospedagem: A postagem fala sobre esquiar na Suíça mas as dicas aqui se aplicam à todo o turismo na Suíça
  • Site Oficial de Genebra: Acesse aqui e veja a programação turística vigente na época de sua trip. Claro que dicas grátis você só vai encontrar aqui 🙂
  • Site Oficial de Carouge: Veja aqui a agenda cultural da cidade e divirta-se!

Espero que tenham ficado com água na boca com todas essas dicas, quase todas free pra te ajudar a fazer sua viagem para Genebra gastando pouco. Quase nada 😉

* Fonte: Infomoney