Para perder 13Kg depois dos 30 foi necessário mais do que fechar a boca e fazer exercícios.

Criar novos hábitos evitou que eu encarasse o processo de emagrecimento como algo punitivo, aliás, muito pelo contrário. Foi uma jornada de revisão de vários comportamentos, lugares que frequentava, atividades e pessoas que me cercavam.

Aí todos os meus amigos me dizem: Mas Eli, você é super focada, disciplinada e blá. blá. blá.

Não vou mentir pra você que essas características já fazem parte da minha composição genética. Diferente de ser magra, por exemplo. Você nunca vai me ver esguia. Tenho 1,49m. Eu não sou do tipo magrela e nunca poderei ser, a não ser que eu esteja doente.

Sempre tive aparência fofinha que se tornou mais rechonchuda nos últimos 5 anos.

Perder peso foi mais fácil do que conseguir mantê-lo. Para alcançar esse feito, você precisa transformar suas mudanças durante a dieta em hábitos que se estendam para toda uma vida.

O Ciclo do Hábito

Para conseguir criar novos hábitos você precisará antes entender como funciona o ciclo do hábito.

O Autor Charles Duhigg explica tudo isso muito melhor que eu em seu livro “O Poder do Hábito”, que por sinal é uma leitura obrigatória se você está em busca de uma vida mais saudável. Eu escrevi um post sobre esse livro incrível que sem dúvida foi um divisor de águas na minha vida.

Passo 1: Gatilho ou Deixa

O loop do hábito se inicia com um gatilho ou também conhecido como deixa. Cada um de nós temos determinadas situações ou sensações que disparam em nós uma certa ansiedade ou desejo, seja por doces, comidinhas, cigarro ou outros vícios.

Você precisará identificar o que faz você ter aquela vontade incontrolável de comer uma barra de chocolate inteira. Seria a TPM? Tristeza? Tédio?

Faça anotações no seu diário alimentar para te ajudar a identificar os seus gatilhos.

Passo 2: Rotina ou Ação

Digamos que você esteja na TPM, fica mais irritada e por consequência perde o autocontrole com mais facilidade.

A sua rotina pode ser desde ir à loja de doces perto do trabalho e comprar uma barra de chocolate ou ao shopping gastar o dinheiro que não tem, toda vez que se sente assim.

Passo 3: Recompensa

A recompensa por comer uma barra de chocolate inteira é você se sentir aliviada, obviamente pelo aumento da produção da serotonina, ligada à sensação de prazer.

Além disso, as calorias elevam os teores endorfinas e melhoram seu humor.

O chocolate é um santo remédio contra o mau humor, mas dá pra apelar pra ele todas as vezes que a gente se sente assim?

Loop do Hábito

Reprodução personalizada para meu Blog. Fonte: Livro “O Poder do Hábito”.

O enfoque aqui é como emagrecer definitivamente mas você pode estender isso se pretende parar de fumar ou de roer as unhas (eu aqui).

Criar Novos Hábitos

Agora que você conhece o ciclo do hábito, pode mudar aqueles antigos que te sabotam e ainda criar novos hábitos com recompensas positivas.

Passo 1: O primeiro passo

Aqui você pode tanto identificar quais são seus gatilhos atuais e se preparar para quando eles acontecerem ou escolher quais serão seus novos gatilhos.

Um exemplo de um novo gatilho é a sua necessidade de emagrecer ou ter unhas bonitas.

Passo 2: O caminho

Aqui o objetivo é quebrar o ciclo repetitivo de comer doce exageradamente quando estiver irritada. Ao invés disso você pode comer uma fruta, dar uma volta no quarteirão ou encontrar qualquer atividade que te traga prazer e também esteja de acordo com seu novo gatilho positivo.

Passo 3: A recompensa

A recompensa é o que vai te fazer feliz e motivar seu cérebro a continuar repetindo o novo ciclo, um ciclo saudável. Se você quer emagrecer, praticar alguma atividade física vai te ajudar a desestressar e de quebra te levar a perda de peso.

Dieta Sustentável

Aqui troco o termo saudável por sustentável.

Definitivamente sua dieta precisa ser sustentável no sentido de ser algo que você consiga manter mesmo depois de ter perdido todo o peso que estabeleceu como meta.

Se não for assim, a única certeza que você pode ter depois de emagrecer é que vai engordar tudo de novo!

Não acredite em uma dieta que não possa ser levada pelo resto de sua vida.

Não adianta você ir em uma nutricionista que vai te passar uma dieta low carb se tudo que você ama na vida é pão!

Eu também era uma amante de pães e se me dissessem que eu teria que parar de comê-los pra emagrecer eu teria desistido de cara.

Algumas mudanças veem de forma natural.

Não queira mudar tudo na primeira semana para não estar fadada à derrota 😉

Você Também Pode Dizer “Não”

Gente, para todas as perguntas na vida existem várias alternativas e você pode ser adulta o suficiente para saber usar um lindo “NÃO” como resposta.

Fique tranquila, não é pra sempre! Não significa que você nunca mais vai tomar um sorvetão depois do almoço com seus colegas de trabalho.

Só não vai mais mais fazê-lo diariamente.

Se eles não sabem respeitar isso em você, leia o próximo tópico.

Fazendo Uma Revisão

Se sua amiga não entende ou não respeita o fato de você não querer comer uma pizza em plena quarta-feira, você precisa rever o quanto uma pessoa assim merece ser seu amigo.

Você deve deixar claro que é só por um tempo. Que mais pra frente, vez ou outra poderá sim, mas não nesse momento.

Além disso, quanto menos exceções você abrir, mais rápido alcançará seu objetivo.

Rever se a sua diversão reside em ver os amigos ou em comer também pode ser libertador. O processo de ressignificação da comida é um ponto essencial quando se deseja criar novos hábitos alimentares.

Crie Recompensas Para Si Mesma

Como ninguém é de ferro, uma boa forma de estabelecer novos hábitos e se manter firme até que eles estejam bem afinados é criando recompensas para si mesma que te façam feliz.

Comer dois pedaços de pizza no sábado ou uma taça de sorvete como recompensa por uma semana inteira andando na linha parece mais do que justo.

Força, amiga!

Até a próxima! ❤

Banner E-Book Como Emagrecer De Vez Depois Dos 30