Emagrecer não é uma tarefa fácil e por isso resolvi contar como eu perdi 13Kg depois dos 30 sem dieta.

Qual remédio você tomou? Em quanto tempo você perdeu tudo isso? Foi difícil?

Vou tentar com esse post responder pelo menos parte das perguntas que mais me fazem sobre como foi o meu processo e qual foi a mágica que aconteceu comigo.

Como Eu Perdi 13Kg Depois Dos 30

Eu já contei aqui como eu ganhei 13Kg  então você já sabe que na noite seguinte em que cheguei da Bahia em setembro de 2015 vi as minhas fotos e foi ali, exatamente naquele momento que tomei a primeira atitude para começar a emagrecer: me perdoar por ter comido tanto e negligenciado minha saúde a ponto do meu corpo começar a apresentar dores na lombar e nos pés por conta do sobrepeso.

A primeira coisa que você precisa saber é que as decisões e ações que conto aqui ainda me acompanham mesmo depois de ter alcançado meu objetivo.

Isso porque eu as transformei em hábitos que, a primeira vista, podem parecer cansativos e desanimadores mas como todo hábito, sendo ele bom ou ruim, tem a sua recompensa e foi nessas várias recompensas que firmei minha jornada.

Quem preferir, pode assistir ao vídeo 🙂

1. Aceitei a Minha Condição

A partir do momento em que aceitei a minha condição e percebi que tudo aquilo era consequência de cinco anos de maus hábitos, eu não poderia esperar que meu corpo mudasse em um semana com uma dieta do tipo “perca 7Kg em 7 dias”.

Eu queria algo maior que isso. Queria não ter que pensar em dieta nunca mais na vida! Acho que isso foi o ponto mais importante do meu processo. Não ter pressa.

 2. Registrei o Início de Tudo

Ainda naquela noite fiz uma foto minha dessas estilo “antes e depois”.

Essa foto era O EXEMPLO de como eu não queria continuar e por isso achei importante retratar. Além disso, a cada 10 dias eu tirava uma nova foto.

Antes da Eli Nascimento Com + 13Kg
Minha primeira foto depois de Caraíva.

Acompanhar a evolução do processo foi de extrema importância, pois um corpo em boa forma física além de saudável é a primeira recompensa visível para o seu esforço em comer bem e fazer algum exercício físico.

Essa recompensa é a motivação que você precisa para continuar no foco e na jornada.

Repito: faça fotos suas para acompanhar seu progresso. Mais adiante também falarei sobre a transformação de hábitos ruins em bons.

3. Criei um Diário Alimentar e de Exercícios

Em minha pesquisa também li muita coisa sobre as razões para manter um diário alimentar.

Esse post do site Comece a Emagrecer foi bastante convincente e comigo funcionou de verdade! Eu escolhi o aplicativo My Fitness Pal  que é fantástico!

Ele me ajudou a fazer ajustes necessários na minha alimentação para que eu tivesse energia suficiente para chegar ao fim do dia sem passar fome e dentro da minha meta. Além disso, passei a ponderar a qualidade da comida vs calorias, por exemplo: andando na rua você que está com aquela fominha olha pra uma coxinha que nem é incrível e se deixa vencer por ela. Essa coxinha tem 331 Kcal e praticamente 15g de gordura além das 638mg de sódio, não matou sua fome e ainda ficou com aquele ranço na boca. Ao invés disso você poderia ter comido uma maçã que tem 85Kcal, muita fibra e 0 sódio.

É esse tipo de escolha que o My Fitness Pal me ajudou a fazer. Isso não quer dizer que eu nunca mais comi coxinha. Como sim e faço questão que seja sempre as melhores de São Paulo, porque já que eu vou jacar, que seja por algo que realmente valha a pena.

Lógico que eu conto pra vocês todos os detalhes desse app incrível aqui no blog!

 4. Pesquisei Alimentos e Exercícios

No dia seguinte, me lembro como se fosse hoje, levantei da cama cedo, mesmo sendo um domingo, vi tudo que tinha na geladeira, tomei meu café da manhã normalmente e em seguida sentei na frente do computador para pesquisar sobre alimentos e exercícios efetivos para perda de peso. Essa pesquisa não teve um fim determinado porque a gente nunca deixa de aprender, mas depois de um mês já estava mais segura sobre escolhas inteligentes e com 4Kg a menos.

5. Encontrei Exercícios Que Dessem Prazer

Na segunda feira foi a vez de começar os exercícios. Eu odeio ambiente de academia então tudo que eu não queria era voltar para uma. Explorei minhas opções, coisas que conseguiria fazer em casa sem grandes investimentos e adotei a corda como minha melhor amiga.

Eli Nascimento com menos 4Kg
Primeiro mês de mudança de hábitos🙂

Pulei corda todos os dias na primeira semana e nove dias depois tirei a segunda foto já com um resultado bem animador. Claro que na segunda feira eu pulei míseros cinco minutos de corda e já estava morrendo, mas fui devagar até completar vinte e cinco minutos que era a minha meta pessoal naquele dia.

6. Ressignifiquei a Comida e os Exercícios

Um outro ponto alto da minha jornada foi ter aprendido a ressignificar a comida e os exercícios. Comida pra mim era diversão e exercícios significavam punição. A comida ocupava a coluna da diversão porque era a única forma que eu encontrava para me reunir aos amigos. Se vai ao cinema, tem que comer no Outback, se vai tomar um café tem que comer empanada, torta de avelã, milkshake de paçoca tudo junto.

Eu só achava que estava satisfeita quando não aguentava mais comer e, quando você come até não poder mais quase todos os dias seu corpo expande, não tem muito pra onde correr. A comida deixou de ser o centro das atenções para ocupar o status de ALIMENTO:

“Toda substância que, introduzida no organismo, serve para alimentar ou nutrir”*

A partir do momento que eu passei a enxergar comida como o puro e simples alimento eu:

  • Passei a comer menos sem sentir a necessidade de mais (sem passar fome).
  • Descompliquei a alimentação diária (praticidade sem tanta gourmetização).
  • Inseri frutas e legumes sem torcer o nariz (gastando menos).

Tudo isso porque eu coloquei a comida no lugar que ela deve ocupar na minha vida.

Já o exercícios passaram a ocupar a posição da diversão junto com os amigos. Substitui o café gourmand** por pedaladas de bike aos domingos e encontrei uma atividade física que amo muito, me dá prazer e que fico doente quando não posso ir que é a natação.

Café Gourmand
**Café Gourmand: Prato de origem francesa com três ou quatro mini sobremesas acompanhado de um café.

AGORA É COM VOCÊ!

Agora que você já sabe como eu perdi 13Kg depois dos 30 e mantive o peso, sabe também todas as ferramentas das quais fiz uso e que você também pode fazer.

É Grátis! Sei que é preciso ter boas doses de persistência e disciplina.

Seja quais forem os meios que você encontre para seguir na sua jornada, acredito que com esse conjunto suas metas serão atingidas sem parecer uma punição pelos anos em que você se alimentou mal ou não mexeu seu esqueleto.

Espero que essas dicas te motivem a começar ou a seguir em frente tropeçando, caindo e levantando de cabeça erguida sabendo que você é ser humano e também pode ter seus deslizes.

*Fonte: Dicionário Michaelis

Até a próxima! ❤

Banner E-Book Como Emagrecer De Vez Depois Dos 30