Salut mes amis! Tout va bien? Esses dias recebi uma mensagem através do Facebook perguntando porque eu prometo aprender Francês em 6 meses sem que isso seja realmente possível a não ser que a pessoa esteja morando na França e matriculada em um curso de 20 horas semanais. Achei o questionamento bem legítimo e por isso hoje escrevo para responder se é possível aprender Francês sozinho em 6 meses.
Mas e ai?
Eu respondi a mensagem e conversamos um pouco. Acabei não mencionando que não desmereço o método tradicional, até porque fiz um intercâmbio no Canadá, em Vancouver, onde aprendi Inglês estudando 20 horas semanais dentro de um sala de aula e outras 20 horas fora dela. Esse esforço me rendeu um nível B2 em apenas 2 meses. Nossa! Que rápido!
Isso mesmo! Em dois meses! Só que quando todos estavam indo patinar no gelo eu estava indo pra casa estudar para entregar os exercícios no dia seguinte. E quando questionei o professor sobre quando teria tempo pra aproveitar a cidade, já que eles enfiavam toneladas de exercícios goela abaixo todos os dias, ele foi bem taxativo: “Não vai! Você está aqui para estudar e não para turistar! Quando estiver falando bem inglês você volta para conhecer o País!”. É claro que ele foi bem radical e que apesar disso eu conheci alguns lugares, mas muito menos do que a maioria das pessoas. Mantive contato com muitas delas que viraram meus amigos, entretanto poucos ainda falam inglês fluentemente.
Meu inglês é perfeito? Longe disso! Falo errado? O tempo todo! Engasgo ou falo 1 palavra por minuto? Não! Me sinto bem confortável falando Inglês, mesmo que errado e isso não deixa a conversa entediante e não me sinto envergonhada.
Por que eu contei essa história? Pra mostrar que você não vai decidir aprender francês e depois de 6 meses, sem nenhum esforço, estará falando fluentemente.
É possível aprender Francês sozinho?
Resposta curta: Sim! É possível aprender Francês sozinho!
Antes de mais nada quero dizer que eu não prometo nada! Nunca prometi. Não prometo que você vai aprender Francês em 6 meses. Não sou professora de Francês e não tenho desejo de me tornar uma.
O que eu faço aqui no Blog é contar como eu aprendi e como aperfeiçoo meu Francês.
No primeiro post onde contei como eu aprendi Francês sozinha pode ser que não tenha ficado muito claro que não foi nada fácil e que exigiu muito de mim. Muita dedicação, tempo, persistência e coragem para falar errado.
Eu praticamente respirei Francês por 6 meses para poder falar sobre politique, relations, famille, travail et beaucoup plus d’autres choses. Então não espere que uma mágica aconteça porque não vai acontecer.
Se morando na França vai ser difícil aprender, estando no Brasil então, será muito mais!
Como Eu Aprendi Francês Sozinha (Resumido)
Aqui um resumão de tudo que fiz para aprender Francês sozinha:
- Fiz um planejamento. Veja aqui como.
- Escolhi um método. Veja aqui boas opções de livros.
- Selecionei materiais auxiliares. Veja aqui todo o material que usei.
- Estudei de 1 a 2 horas por dia durante 6 meses.
- Usei o ANKI diariamente para memorizar vocabulário. Fiz um pack para ANKI com expressões em Francês.
Aqui o que eu ainda faço praticamente diariamente para melhorar :
- Para melhorar a pronúncia converso em Francês com amigos que estão aprendendo ou Fancófonos. Mais dicas aqui.
- Para melhorar vocabulário, me informo e leio livros em Francês. Veja lista de jornais e aplicativos que podem te ajudar.
- Para aperfeiçoar a compreensão oral eu assisto filmes sem legenda pelos menos 1 vez por semana, ouço música e outras coisas mais. Aqui tem mais dicas úteis.
- Contrate um professor de vez em quando. Tive recentemente 1 aula por semana por quase 2 meses com uma francesa. Foi excelente! Enriqueceu muito o nível e qualidade do meu Francês. Tem coisas que só o livro não será suficiente.
Rapel!
Tenha em mente que é possível aprender Francês sozinho. Depois de 6 meses com uma rotina bem puxada eu já conseguia conversar. Hoje falo muito melhor e cometo muito menos erros, mas ainda está longe de ser perfeito.
Não pense que será fácil e que não exigirá tempo e esforço. Exigirá MUITO mais que isso. Tem que ter amor pela língua.
Se você ama o que faz, acaba fazendo bem feito e eu amo aprender Francês. Faço por prazer. É um investimento no meu crescimento pessoal.
Sabendo da dificuldade em conseguir um pouco de motivação, recentemente dediquei um post para quem precisa adquirir um pouco de diciplina.
Espero que esse post te ajude e te encoraje!
Até a próxima! ❤
Estou aprendendo sozinha. Estou gostando muito até então. Vou seguir suas dicas para ver se me ajuda. Estava procurando por um planejamento e achei o seu bem interessante. Estudo em média 2 a 3 horas por dia. Quero muito conseguir !
Olá, Juliana!
Obrigada pelo seu comentário! Tenho certeza que com esforço e dedicação você alçará seu objetivo!
Beijo,
Eli
Eu estudo mais ou menos uma hora por dia, finais de semanas estudo umas 3 horas, posso aprender pelo menos a conversar em um ano?
Olá, Gabriel. É o mesmo tempo que eu dedicava ao estudo da língua. Em um ano eu já era capaz de conversar sobre assuntos mais complexos como política por exemplo mas ainda faltava vocabulário 😉
Parabéns pela didicação.
Abraço,
Eli
Salut Eli!
Muito obrigado por todas as dicas e por compartilhar a sua trajetória aprendendo.
Adorei a dica do seu professor, foi meio rude, mas necessário para fixar na mente qual o objetivo pretendido.
Eu lembro da cara dele até hoje ahahaha
Obrigada pelo comentário e pela leitura.
🙂
Olá Eli, descobri agora seu blog e que grata surpresa do universo. Estou adiando esse sonho/meta da vida há uns 3 anos, e agora decidi que nem meta de 2020 será, será desde já. Grata pela sua partilha 🙂
Que linda! Obrigada pelo comentário!
Precisando de dicas já sabe 🙂
Beijo
Eli