Depois de ter contado aqui como eu aprendi francês sozinha ficou aquela dúvida no ar. Legal, Eli, mas qual material usar para aprender francês sozinho?
Antes de listar todos os recursos e materiais que você pode fazer uso gostaria aqui de responder as perguntas que mais me fazem sobre como aprender francês sozinho.
Em Quanto Tempo Vou Aprender Francês Sozinho?
Eu já disse isso aqui no blog mas vou colocar em outras palavras. Você nunca vai acordar e dizer: “Já aprendi tudo que podia” em qualquer língua, mesmo no seu idioma materno.
Mas podemos dizer que um bom nível de comunicação, fluência e escrita, dependendo do seu empenho, podem ser alcançados em 1 ano de estudo diário, mergulhando no idioma através das ferramentas que passarei mais adiante.
Claro que esse tempo varia de pessoa pra pessoa e se você pratica diariamente seja lendo, escrevendo, falando ou escutando.
Outro fator que pode dar um gás nos estudos é visitar um País que fala a língua que você está aprendendo. Estando lá você é bombardeado de informações que vão desde as placas de trânsito, menu do restaurante, escutar pessoas na rua até a conversa com um nativo.
Qual o Melhor Jeito?
Eu aprendi de um jeito que funcionou para mim e compartilhei esse jeito com vocês, mas a melhor forma é aquela que funciona para você.
Tem gente que precisa pagar uma fortuna em um curso para se sentir motivado (ou obrigado) à ir para a escola e estudar.
A minha motivação é a satisfação de poder conversar com franceses e assistir filmes sem legenda sem ajuda de tradutor. Isso já é suficiente para eu dedicar 1 hora do meu dia para o meu aprendizado e enriquecimento pessoal.
Quanto Estudar?
No primeiro ano de estudo eu dedicava 1 hora por dia 5 vezes por semana.
Hoje estudo 1 hora por dia de três a quatro dias por semana e uso o aplicativo para memorização de vocabulário diariamente durante 15 minutos.
Livros Para Aprender Francês Sozinho
Agora que você já tirou a maioria das sua dúvidas, vamos ao que interessa! Aqui uma lista de livros excelentes para aprender francês sozinho. Todos os itens estão com seus links nas imagens para facilitar ainda mais sua vida 🙂
- Livro + Caderno de Exercícios ÉCHO (A1, A2, B1.1…):
Uso esse livro para regrar os estudos de forma mais regular.
Quando você compra o livro ele te traz uma chave que pode ser ativada tanto do livro como do caderno de atividades pela web e você pode acessá-los em qualquer lugar.
No caso do caderno de exercícios você pode responder aos exercícios e corrigi-los no próprio site.
Se você usar o Écho, uma leitora do blog enviou esse link precioso que vem com os áudios e a parte “Lexique” que já tem a tradução do vocabulário! Gente! Quando eu estudava eu procurava a tradução, palavra por palavra! Tem noção no tempo que vocês estão ganhando!
Écho A1 – Méthode de Français (Livro)
Écho A1 – Cahier Personnel d’Apprentissage (Caderno de Exercícios com respostas)
Aprenda a Conjugar Verbos em Francês
NOTA: Esse livro é bem interessante porque foi escrito por um brasileiro que sabe as nossas dificuldades em aprender a conjugar verbos em francês.
Métodos de Francês: Confira uma análise e comparação de vários livros para aprender Francês.
Dicionários, Aplicativos e Sites Para Aprender Francês Sozinho
Preparei um material incrível com todos os links para sites, dicionários e aplicativos que usei para aprender francês sozinha. Clique aqui ou na imagem abaixo e faça o download. É de graça!
Memorizando Vocabulário Usando o Aplicativo QUIZLET
Agora sim vamos falar sobre o QUIZLET! Esse aplicativo foi com certeza um diferencial no meu processo de aprendizado e ainda o utilizo diariamente.
O Quizlet funciona com base em flashcards, ou seja, cartões em que se escreve a pergunta de um lado e a resposta do outro. Você não pode ver a resposta antes de, pelo menos, tentar lembrar dela. Ele te faz memorizar relembrando o significado da palavra de acordo com as suas respostas.
Se você acha algo difícil ele te mostra a palavra novamente em 2 dias, se você acha fácil, em 5 dias e à medida com que você vai memorizando a palavra, ele aumenta o espaço de tempo em que a mesma é mostrada.
Com o QUIZLET você pode:
- Criar seus próprios Flashcards: Como eu faço? No Caderno de Exercícios dos livros ÉCHO você encontra o vocabulário completo de cada unidade. Um dia por semana eu reservo para criar meus próprios flashcards de acordo com a lição que estudarei durante a semana. Crio apenas das palavras que não sei o significado e se a pronúncia for muito difícil eu insiro o áudio que salvo a partir dos sites da Larousse ou Audio French Dictionary que listei acima.
- Baixar da base de Flashcards compartilhados: É legal buscar conjuntos por temáticas que você achar interessante memorizar. Dica: procure sempre em Inglês pois a disponibilidade é maior. Ex French ou French Vocabulary.
Caso tenha dúvidas sobre como usar o QUIZLET, existem milhares de sites que ensinam 😉
Melhorando a Pronúncia, Escuta e Escrita
Aqui não tem muito segredo. Você precisa praticar!
- Pronúncia e Escrita: Ache um amigo que fale francês de preferência nativo para conversar ou trocar e-mails e peça para que ele te ajude e corrija sua pronúncia. Veja aqui mais dicas de como melhorar a pronúncia em Francês.
Nos sites Speaky, InterPals ou The Mixxer você pode encontrar pessoas que queiram aprender Português e sejam franceses nativos.
Para sua segurança nunca passe seu endereço, dados bancários e informações que possam te prejudicar para um desconhecido! Lembre-se que você está no campo cinza que é a Internet!
- Escuta: Aqui é mais fácil de resolver! Você pode escutar rádio francesa enquanto trabalha ou mesmo os podcasts que comentei há pouco. Ainda pode assistir filmes, vídeos ou TV em Francês. Veja aqui mais dicas de como melhorar sua escuta e compreensão oral.
Eu escuto a Couleur 3, uma radio Suíça que toca música alternativa e muita informação. A RFI, uma rádio francesa de informações. Também assisto ao jornal Le Quotidien que tem uma abordagem bem jovem e um senso questionador politico-social que falta no jornalismo brasileiro.
Petit Conseil D’Or (Dicas de Ouro)
Aqui algumas dicas gerais para bombar seus estudos.
- Faça um calendário de estudos: Assim você maximiza seu tempo e não se perde. Veja aqui dicas de como montar o seu planejamento (tem uma versão pra download).
- Aprenda constantemente: É melhor você estudar 30 minutos diariamente que 4 horas no sábado. Além de estudar, insira em sua rotina os programas que passei acima ou pesquise algum que seja de seu agrado.
- Desligue seu celular: Faça o teste. Estude um dia com o celular ligado e um dia com ele desligado e me conta como foi. Se você não quer perder tempo e aprender francês mais rápido, desligue o celular enquanto estiver estudando.
- Seja persistente: Não desista de seus estudos diante das dificuldades. Aprender francês sozinho é desafiador mas também muito prazeroso.
Se você não leu o post que conto como eu aprendi francês sozinha, sugiro que faça isso antes de sair comprando livros e gastando seu rico dinheirinho.
Lá tem uma dica incrível para você melhorar seu aprendizado e saber a hora de parar um tema e buscar ajuda de um professor.
Espero que essas dicas te ajudem!
Até a próxima! ❤
Nossa, que organizadinha rs!
Muito obrigada, vai me ajudar muito 🙂
Olá, Thaís! Fico muito feliz em poder ajudar! Quando eu ensino também aprendo! Se precisar de ajuda, conte comigo 😉
Obrigada por todas as dicas Eli!!!!
Bonne chance, Bruna ❤
Muito obrigada pela tua disposição em criar esse material. Estava tendo muita dificuldade em criar um cronograma e qual método usar para estudar Francês. Graças ao conteúdo maravilhoso , me animei para estudar.
bjs
Olá, Julia 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário. É realmente muito gratificante ver que o conteúdo tenha te motivado. Caso precise de mais alguma dica, me avise 😉
Beijo,
Eli
Estava pensando em desistir…qdo conheci vc estou em um curso para terceira idade… mas é pouco
a professora é nativa segue o livro Café Creme Methode de Français com o livro de exercício tbm acho muito difícil sem o áudio ! mas estamos resistindo… tdas temos conhecimentos em outras línguas nós
tdas estudamos por prazer…eu vejo TV5 filmes e séries francesas noticiários sigo mais ou menos sua
disciplina! mas a memória não ajuda muito!!!! um abraço continue doando seu saber…bj
Ana, eu fico muito feliz em saber que este material esteja ajudando e que minha história tem motivado pessoas. Persista no aprendizado. Ele é contínuo. Eu ainda falo muitas coisas erradas mas consigo me comunicar fluentemente. Além das suas aulas, invista pelo menos 15 minutinhos do seu dia fazendo o que você já faz. Crie esse compromisso com você. Je suis sur que tu peux apprendre un petit peu tous les jours. Un bisou. Eli ❤
Salut!
O livro Echo tem em versão web? Eu tenho o Echo B2 em livro e o caderno de exercícios com 1 CD para acompanhar cada lição do livro.
O site livemocha não existe mais e foi um site muito bom para aprender diversos idiomas.
Uma dica que dou é ter o livro “L’art de conjuguaison” editora Bascherelle.
Constam somente verbos e uma forma fácil de memorizar a conjugação e ver a analogia que um verbo tem com o outro.
O meu é edição bem antiga mas até hoje ele é publicado.
Olá, Marcelo.
Os livros da Bescherelle são excelentes! Eles também tem um livro que se chama “La Conjugaison Pour Tous” que equivale ao livro “Aprenda a Conjugar Verbos em Francês” que indiquei acima. O preço inclusive é o mesmo mas eu optei pela versão do autor brasileiro que entende as nossas dificuldades pontuais 🙂
Sobre a sua pergunta, os livros da linha Echo são todos impressos mas te trazem uma chave que você pode ativá-los online, entretanto é necessário ter o livro impresso para conseguir ativá-los. Dê uma olhadinha nas capas do seu livro e caderno de exercícios para localizar a chave de ativação. Eu acabo usando o caderno de exercícios sempre online 🙂 Esse é o site para ativação online de seus livros http://www.livre-web.com/
Obrigada pelo comentário.
Acabei de ver seu material, muito Obrigado! Vou iniciar amanha mesmo! !
Olá, Luciano!
Eu que agradeço pelo seu comentário! Quando puder, compartilhe como estão indo seus estudos 🙂
Um abraço,
Eli
ADOREI , comecei a aprender sozinho e to tendo certa dificuldade, falo ingles e aprendi só mas confesso que aprender frances é bem mais complicado kk
Amei as dicas, até salvei no favoritos, preciso.
BJAO
Thaylon,
Fico muito feliz pelo seu comentário. Concordo que o Francês é uma língua mais complexa de se aprender mas com o tempo o ouvido acostuma e aí ninguém te segura! Recentemente fiz um post sobre métodos de Francês. A escolha de um bom método é determinante no aprendizado de uma nova língua. Veja se te ajuda: https://elidaadica.com.br/livros-didaticos-para-aprender-frances-sozinho/
😉 Bonne Chance!
Eli
Olá, Eli! Muito obrigada pelas dicas. Tenho uma dúvida, esses livros da Écho são todos em francês? Se sim, fica muito mais difícil de aprender? Porque quando vejo que não estou entendendo nada de um texto em outra língua fico frustrada e desisto.
Olá, Rayssa.
Como vai? Eu que agradeço pela visita e comentário 😉
Sim, o Écho é todo em Francês, feito na França. Primeiro te dou um conselho sobre a frustração. Aprender uma nova língua tem um sabor agridoce. Os primeiros passos são os mais árduos e será preciso paciência, mas estudando um pouquinho a cada dia vai perceber que fica mais fácil e vai notar o quão similar a nossa língua é do Francês. Aqui algumas dicas especiais pra você:
Encontre coisas que goste para ler, ouvir ou assistir em Francês. Mesmo que você não entenda nada. Ouvir música, assistir programas, séries, filmes.
– Aqui escrevi um post que te ajudará na escolha do livro certo > https://elidaadica.com.br/livros-didaticos-para-aprender-frances-sozinho/
– Aqui o vídeo que conto tudo que fiz para aprender Francês (increva-se no canal ^^) > https://www.youtube.com/watch?v=QRZI6RbGxOM
– Aqui o link para download de um livro de gramática escrito por um basileiro (pode baixar) > https://docs.google.com/file/d/0BzTtd4MjMb6lYXlkZjM4NnhVSXM/edit
– Esse site traz muita matéria legal e a leitura é simples (curta no Facebook) > https://sympa-sympa.com/
Espero que te ajude 😉
Beijo
Eli
ADOREI! voce me ajudou bastante, obirgada pelas dicas 🙂
obrigada, ajudou muito.
Fico muito feliz em ajudar!!! Bom estudo!
Eli
Oieeeeeeeee Eli
Tdo bem?
Adorei suas dicas. Estou morando na Bélgica atualmente. Cheguei aqui com o “bonjour ” e rien.
Mesmo depois de aprender um pouquinho, tenho mtas dificuldades de como estudar.
Suas dicas valem ouro!
Merci beaucoup
Bisous
Olá, Neusa!!! Direto do Brasil para a Bélgica! Esse Blog tá muito chique!!!
Fico muito feliz que minhas dicas te ajudem 🙂 e ao mesmo tempo triste que tudo esteja tão corrido que não consiga dar a atenção e postar com a frequência de que eu gostaria 🙁
Gros Bisous du Brésil!
Oi!!!
Caí no seu blog durante uma pesquisa e já gostei bastante.
Sou autodidata no francês e essa semana vou começar um curso de 15 horas disponibilizados pela faculdade. Acredito que vamos usar bem o conteúdo do Tout va bien! 1 (li seu post sobre os livros também).
Vendo aqui recomendo escutar e fazer alguns exercícios disponibilizados pela RFI.fr. Dá pra escutar todos os áudios e em Savior você faz diversos tipos de exercícios com o áudio incluso, porque praticamente tudo depende deles (e tem teste de nível também).
Um aplicativo que uso para memorização e escuta do francês é o Lingvist. Vale muit a pena.
Abraços!!!
Olá, Divana!
Muuuuito obrigada pela vista, pelo comentário e pelas dicas!!! Não conhecia o Lingvist mas deix uma olhada aqui e pareceu bem interessante!!! Os exercicios da RFI.fr eu faz muito! São excelentes! Atualmente estou revisando gramática e escuto ou assito todos dias notícias e leio no caminho para o trabalho! Ajuda muito!
Seja bem vinda!
Beijo,
Eli
Salut ,Eli !!!
Félicitations pour le site, c’est magnifique.
Je suis brésilienne, mais j’habite à Paris depuis deux ans.
Moi aussi j’étudi seul, car j’habite sur une péniche, et pour allé à l’école c’est pas évident.
Je remercie pour tous le renseignement, ça m’en donné motivation.
N’hésite pas de me dire si vous viendrez quelque jour a Paris.
Gros bisous
Rosangela
Salut, Rosangela!
Merci pour ton commentaire! Je suis ravie que mon blog ait t’aidé !
Et mes félicitations pour ta motivation et courage ! La langue française est toujours belle mais assez difficile pour l’étudier tout seule. Mais t’est déjà en avance en habitant là bas pendant que tu l’apprendre.
Et bon, merci pour l’invite! C’est très gentil et bien sûr je te dirais quand j’y vais! Je peux t’apporter quelques pães de queijo 😄
Gros bisous du Brésil!
Eli
Olá, boa tarde!
Primeiro, parabéns pelo blog e pela atenção dispensada nos comentários acima, muito gentil da sua parte!
Bom, tô precisando de uma ajudinha aqui: encontrei um site super legal que tem vários audios livros em francês pra baixar, e pelo que vejo em alguns comentários sobre esse site, dá pra baixar o PDF pra acompanhar o audio, o que seria maravilhoso, só que não encontro de jeito nenhum os PDF!
O site é o Audio Cité: http://www.audiocite.net
Pelo meu francês bem fraquinho talvez (bem provável), que não esteja sabendo ler onde baixar o PDF.
Obrigado desde já pela atenção e parabéns mais uma vez pelo blog!
Ah, caso não tenha mesmo o PDF pra baixar neste site, você saberia indicar um que tenha audiolivros + PDF pra acompanhar? Obrigado!
Olá Sadney,
Obrigada pelo comentário 😊
Realmente no site que você está procurando não tem á versão escrita do livro, mas te indico esse que tem mais de 6mil títulos: http://www.litteratureaudio.com/notre-bibliotheque-de-livres-audio-gratuits
Clicando no link do livro você rola mais para baixo e clica em “Consulter la version text” 🙂
Espero ajudar!
Um abraço,
Eli
Olá Eli! Obrigada pelas dicas. Muito bacana.
Tenho uma dúvida. Como você fez com os exercícios de áudio do Livro principal do ÉCHO? Comprei este para iniciar minhas aulas sozinha, mas parece que o livro não vem com ele. Você sabe se é possível comprar a parte? Obrigada.
Olá, Grazielle.
Você tem o livro principal com CD. Esse livro tem no final dele as transcrições de todos os áudios para consulta.
Tem também o caderno de exercícios com CD que vem com uma ficha de respostas.
Espero ter ajudado. Caso não seja isso que precisa me avise.
Eli
Oi Eli. O CD que veio no meu livro na verdade é um DVD, que vem com videos mostrando situações cotidianas na língua, e estranhamente não tem os áudios das lições do livro principal. Neste caso, eu imaginei que estes áudios das lições estavam contidos em um livro especial, para professores. Por isto surgiu minha dúvida e imaginei que você pudesse ter adquirido ele à parte e desta forma pudesse me ajudar.
Estranho isto não?Vou tentar achar estes áudios na net, ou procurar alguma loja que os tenha.
Parabéns pelo Blog e vídeos no youtube! Tem me ajudado muito. Gostei do seu trabalho.
Abraços.
Olá, Grazielle.
É esse CD mesmo 🙂 Ao inseri-lo no computador ele abre um programa de DVD mas você fecha e abre ele pelo Explorer (Windowns) ou Finder (IOs). Esse foi um dos motivos que me fizeram baixar todos os audios para o meu computador.
Se você não achar os audios peça para trocar o CD na loja em que comprou o livro pois já comprei 1 com problema uma vez.
Obrigada pelo comentário 😉
Huahuhau Estou morrendo de vergonha agora.Eu achando que tinha um CD à parte que não achava de jeito nenhum. Obrigada pelo tutorial de informática (rsrs). Bjs
Que bom que deu certo! 🙂 Precisando de ajude me avise 😉
Olá
Parabéns pelo blog, as dicas são ótimas.
Estou olhando os livros da Écho pra comprar, mas me deparei com uma questão.
O A1 tem :
* ÈCHO A1 – LIvre de l’eleve : + DVD-ROM + LIVRE-WEB
* ÈCHO A1 Méthode de Français – Cahier Personnel Dapprentissage
Qual deles devo começar?
att.,
Olá, Marcia.
Obrigada pelo comentário.
No caso o Livre de L’Eleve é o livro base e o outro é o caderno de exercícios que vem com CD e livreto de respostas. Eles andam juntos. 😉
Abraço,
Eli
Olá Eli, já quase todas as suas dicas, realmente são muito preciosas. Estou fazendo aulas pela Wizard, porém não estou vendo muita diferença entre estudar sozinha e fazer as aulas ( a não ser a obrigação de ir as aulas rsrs). Assim que eu acabar o A2 vou sair e estudar sozinha. Você indica para o B1 o material da Alter ego ou o Ècho?
Obrigada pelas dicas você arrasa!
<3
🙂
Olá Rafaela!
Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
Dependendo do método usado pela escola e também do seu perfil/ritmo/empenho as vezes é mais produtivo aprender sozinho mesmo rsrs Também percebo que a qualidade do Francês de quem aprende sozinho é superior à de quem frequenta uma escola. Aparentemente os alunos estão preocupados em passar nos testes e não de fato aprender e interagir com a língua.
Você chegou a ver meu post sobre Livros Didáticos? Eu acho que ele pode esclarecer suas dúvidas: https://elidaadica.com.br/livros-didaticos-para-aprender-frances-sozinho/
De toda forma eu acho o Écho mais interessante em termos de conteúdo e custo/benefício. Acho que deixa a desejar somente em termos de atualidades mas aí você escuta/lê jornal que fica sabendo de tudo 😉
Beijo,
Eli
Oi Eli,
Parabéns pelo site e pelos posts! Decidi aprender francês sozinho e vou começar do zero, acho que li todos os seus artigos…além de outros sites também. Depois de pesquisar bastante e ler vários depoimentos, decidir estudar usando três métodos, sendo o Pimsleur, o Assimil e a Grammaire progressive. O Pimsleur já comecei há duas semanas e falta chegar os outros dois para dar início também, enquanto não chegam estou usando o Avangardix. Só escutar e repetir, que é o método Pimsleur, não funciona muito bem para mim, preciso ver como se escreve. Principalmente em francês, em que as vezes a pronúncia é bem diferente da escrita.
A meta é arrojada, pretendo em 6 meses estar no B1(que é até onde acredito que os métodos que escolhi podem me levar), acredito que consigo alcançar pois tenho disciplina e já sei como funciona o aprendizado de idiomas para mim(aprendi espanhol sozinho também, escutando muita rádio, lendo vários livros em espanhol e fazendo exercícios de gramática). Inclusive o Assimil que comprei é a partir do espanhol, Assimil – El Francés.
Vamos ver como estarei daqui a seis meses!
Obrigado pelas dicas!
😉
Olá Abner,
O Assimil eu achei um pouco confuso mas o Grammaire Progressive é incrível. Já o Pimsleur eu não conheço. Acredito que se estudar todos os dias em 6 meses alcançará sua meta. Foi o tempo que eu levei para chegar nesse nível 🙂
Quero muito voltar a postar no blog mais dicas mas tem estado muito corrido 🙁
Se increve na news que assim que sair novidades eu envio e-mail 🙂
Obrigada pelo comentário!
Eli
Oi Eli,
Estou gostando bastante do seu blog, parabéns. Está me ajudando muito no caminho de aprendizagem do Francês.
Mas eu tenho uma duvida.
Será que você poderia explicar mais especificamente como usava os livros Echo Method Français?
Você lia escutando o cd, usava dicionários para traduzir, como era?
obrigado desde já 😉
Olá, Brunno.
Fico feliz com seu comentário 🙂
O livro que eu usava funcionava como um guia porque a gente não sabe o que é mais importante aprender primeiro. No início a gente fica perdido porque não entende absolutamente nada, então foi quando mais usei o dicionário para tentar entender e traduzir. O que ainda assim eu não compreendia eu pesquisava em sites que explicavam em português.
Ainda assim, tudo que pesquisava em português e não ficava claro eu anotava. Depois reuni todas as minhas dúvidas referente aos três níveis já estudados e paguei uma professora para me explicar em português.
Já a escuta com o CD eu tentava entender o maior número de informações possíveis e em seguida ouvia novamente acompanhado da leitura. Isso ajuda a identificar sons específicos da pronúncia.
Mas uma coisa que ajuda MUITO é estudar o vocabulário de cada unidade fornecido no Caderno de Exercícios ANTES de iniciar o estudo de cada uma delas. Para isso eu usei o ANKI criando flashcards de cada unidade antes de começar a estudá-la, assim não perdia tanto tempo no momento do estudo e enriquecia o vocabulário 🙂
Espero que essas dicas te ajudem!
Eli
Meninaaaaa, você é o bicho da goiaba!!!
Adorei!!
Parabéns, ou melhor Félicitations!!!
Abraço!
AHAHAHAH Amei!
Vou postar em breve como consegui o certificado C1!!! Estou muito freliz!
Espero que o blog te ajude!
Um beijo,
Eli
Aguardando esse post!!
Bom dia Eli. Quero aprender Francês para ler. Você pode de ajudar com alguma dica?
Olá, Carlos. O aprendizado de uma língua é global, isso quer dizer que quando aprendemos o fazemos de todas as formas: lendo, ouvindo, escrevendo e falando. A fala é o que geralmente vem por último. Meu blog está cheio de dicas para aprender Francês de forma autodidata e isso inclui a leitura. Você vai precisar de uma base de gratática para entender os tempos verbais e também uma boa dose de escuta, para quando ler, o faça de maneira correta. Não tem atalho. De qualquer forma tem esse post que dedico à melhoria da leitura: https://elidaadica.com.br/leitura-em-frances-jornais-e-revistas/ Somente estudando é que conseguirá compreender o que está escrito 😉
Rapai, tu é o pipoco da lapada do trovão mesmo heim?! Eu tava aqui mais perdido que cego em tiroteio procurando conteúdo e tu me desse uma excelente referência. Confesso que eu ainda não mexi no material que você recomendou. Mas o que você recomendou era o que eu justamente estava procurando. Utilizei o English File pra aprender o inglês, além de filmes, músicas e séries. Daí estava procurando algo semelhante. Super!! Agradeço fortemente.
ahahahaha melhor comentário! Obrigada pela leitura. Espero que esses materiais te ajudem 😉
Ola Eli,
Adorei suas dicas vou começar a estudar Frances hoje mesmo, sozinha.
Muito obrigada!
OLá, boa noite.
Comprei o metodo Ècho A1, contudo o cd room não rodou em meu computador e gostaria de saber como faço para utilizar via ipad ou iphone para que eu possa ter acesso ao audio e videos. Já ativei meu livro na livre-web contudo estou sem o acesso aos audios e videos. procurei também algum aplicativo na apple store, mas ele não abre, não funciona, por favor me ajude.
Muito obrigado e um abraço!
Alex Trigo
Olá Alex,
É possível encontrar para download na internet mas recomendo que tente utilizar o CD novamente da seguinte forma: Insira o CD no drive, vá no Explorer (Windows) ou Finder (Mac) aguarde uns instrantes para navega pelo CD por ali. É o jeito mais fácil. Boa sorte 😉
Eli, Parabéns enorme pelo blog! Foi um verdadeiro tesouro que encontrei agora que também estou nessa fase de estudar sozinha o francês. Sua coragem e esforço me motivam! OBRIGADA! 🙂
Olá, Tarsila! Muito obrigada pelo seu comentário! Essas mensagens que recebo também me motivam muito a continuar escrevendo para ajudar pessoas como você!
Nossa ! que materiais incríveis , muito obrigada Eli 🙂 . já não me sinto tão perdida kk estudar uma lingua sozinha requer o dobro de disciplina
Oi Eli,
Adorei suas dicas, história, motivação e organização.
Comecei a estudar pelo Duolingo e iniciei há pouco tempo o curso “New French with Ease” de Jean Bulger.
Gostaria de chegar ao nível B1 do DELF em 1 ano para utilizar o título em um concurso, além disso adoro esta língua.
Você acredita ser possível chegar a este nível estudando meia hora por dia?
Obrigado
Olá, Tiago. Obrigada pelo comentário.
A frequencia e disciplina é muito mais importante que o tempo que você passa estudando, porque pode fazer algumas atividades no decorrer do dia lendo um texto no metrô por exemplo ou ovindo um programa de rádio.
Seja persistente! O nível B1 é um dos mais complexos mas tenho certeza que com dedicação você alcança!
Abraço e bom estudo!
Olá Ely, grata pelas dicas ! Continue por favor!Qual é o dicionário melhor mesmo?
Olá, Verônica.
A melhor forma de procurar o sinificado de uma palavra é no site Larousse porque ele te dá a definição em francês, até porque ele conextualiza a palavra: https://www.larousse.fr/. Se tiver no início eu recomendo o Dicionário Larousse Francês-Português mas vi que está indisponível em todos os sites então talves seja melhor você entrar em contato com a Livraria Francesa e pedir uma recomendação. Eles são ótimos 🙂
Beijo,
Eli
Eli, você poderia me explicar melhor como você usa o Anki? Baixei, mas não consegui entender muito bem como funciona.
Olá, Rafaela. O Anki você pode criar seus próprios Flashcards, exemplo a frente com o nome em francês ou foto e o verso com o nome em português. Você precisa tentar adivinhar. Esse é o princípio que vai te ajudar a memorisar.
Você também pode baixar o conjunto de flashcards já pronto de acordo com o tema: https://ankiweb.net/shared/decks/ Você encontra o conjunto de flashcards e faz o download.
Talvez seja mais efetivo você procurar videos que te ajudem a configurar os primeiros passos.
Boa sorte.
Abraço,
Eli
Excelente post, super completo e cheio de dicas valiosas! Amei! Obrigada, Eli!
Olá, Natalie!
Eu que agradeço pelo comentário!
Beijo,
Eli
Olá, Eli.
Achei muitos boas suas dicas os posts que eu li todos foram muito úteis.
Porém me restou uma dúvida. No livro Écho, do aluno, como eu faço para conferir as respostas?
O livro de exercícios vem com o material com resposta, mas o livro do aluno? Procurei em todo lugar mas não encontro, vou precisar comprar o libro do professor? Pq fazer os exercícios sem saber se está correto é complicado. =(
Olá, Junior. Obrigada pelo seu comentário.
É isso mesmo, os exercícios do Livro do Aluno não têm as respostas, mas a quantidade também não é muito. Os exercícios do caderno que vem com as respostas já vão te ajudar muito. É melhor do não aprender nada, não é mesmo?
Bons estudos,
Eli
Muito obrigada pelas dicas! Atualmente faço curso de inglês e gostaria muito de aprender francês (o básico ao menos, vai haha) por conta dos artigos e livros da faculdade., além de querer muito ter maior independência comunicativa.
Sucesso ao site, vou recomendar com certeza!
Geovana
Olá, Geovana! Muito obrigada pelo comentário. Beijo e bom estudo!
Eli
Olá!
Parabéns pelos posts com dias para aprender francês sozinho(a).
Estudei francês por dois anos há uns 5 anos atrás, parei e não continuei mais. Fazia muitas coisas nessa época e nunca dei a devida dedicação ao Francês.
Estudava usando o Écho e ver que você também usou ele me deixou animada para recomeçar os estudos sozinha (desde o A1 mesmo).
Mas estou muito insegura ainda com relação a fala. Acho a ideia desses sites e aplicativos onde os nativos te ajudam e você também ajuda outras pessoas maravilhosa. Mas mesmo pra quem tá começando já vale a pena tentar conversar com alguém por eles? Ficou meio envergonhada e nervosa!!!! Queria uma dica (ou incentivo) sobre isso.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho! Beijos
Olá, Raquel.
Obrigada pelo comentário! Fico feliz pela sua inicativa. Não sei qual seria sua cidade mas você pode tentar encontros em comunidades de pessoas que estejam aprendendo o Francês para praticar a fala. Quanto mais cedo você começar a praticar melhor. Seu interlocutor sabe que você está começando e precisa ser uma pessoa que entenda isso. Se você leu o post onde conto como aprendi francês sozinha vai ver que eu tive um namorado que ria quando eu falava errado. Isso não é muito estimulante, então procure parceiros ou pague um professor, de preferencia nativo, para ter aula apenas para conversar.
Esse video do Felipe Neto sobre como ele aprendeu Inglês poder ser aplicado para o Francês: https://www.youtube.com/watch?v=RY1r70I_Doo
“Falar sozinho” também vai te ajudar muito. Pensar em Francês, falar em frente ao espelho…
Não tenha vergonha!!!
Beijo e boa sorte!
Eli
Adorei o post! Me ajudou muito, queria dizer que o site do livro Echo disponibiliza o caderno de vocabulário para download: https://echo.cle-international.com/9782090385632
Rafaela! Muito obrigada por enviar esse material! Vou colocar no post!
Bom estudo para você!!!
Beijo,
Eli
Que bom que encontrei seu blog. Eu sempre quis aprender francês, acho lindo, e sempre curti filmes franceses, por isso comecei a me interessar pela cultura. Mas bem, nunca tive grana pra pagar cursos. Eu falo inglês satisfatoriamente. Não sou fluente e ainda tenho certa dificuldade, mas consigo me comunicar bem. Eu aprendi sozinha também, lá pelos 11 anos, traduzindo músicas, rs. Comecei praticamente do zero, traduzindo palavra por palavra. Só fui fazer aula lá pelos 24 anos, quando consegui um emprego que me possibilitou pagar um curso de baixo custo numa universidade em BH. Fiz só três módulos porque depois fiquei desempregada.
Eu comecei a estudar francês agora na quarentena, hehehe. Vi uma oferta de intensivão online grátis e fiz. Agora estou praticando no Duolingo. Eu estava muito sem saber como estudar por conta própria porque o inglês eu aprendi com o tempo, muito mais com música, não tinha metodologia. Mas com suas dicas acredito que conseguirei estudar melhor e com mais produtividade.
Eu fiquei com uma dúvida aqui. Esse livro Écho A1 – Méthode de Français que indicou vem mesmo com um CD?
É porque eu olhei online e parece que tem, mas nos sebos (eu vou tentar comprar usado, estou muito sem grana) todos os anúncios dizem não ter o CD. Aquele link que tem aqui que uma leitora indicou seria o conteúdo do CD?
Agradeço pelo conteúdo e dicas, e se puder me responder aqui me ajudará muito!
Olá Priscila. Obrigada pelo comentário e pela leitura. Também por compartilhar sua experiência aqui. Vi que leu tudinho mesmo 😉 Sim o livro vem com o CD e no link tem os áudios também. É legal pois muita gente já não tem mais computador com drive para CD. Como no seu caso quer comprar o livro usado sem o CD, você poderá usar os que estão no site, mas alguns arquivos são em “swf” então terá que baixar um programa adequado ao seu computador para a leitura desses arquivos.
Bom estudo para você e precisando de mais dicas me avise 😉
Oi! Como tu faz para baixar os áudios do Larousse? Tentei e não consegui.
Dicas maravilhosas! Obrigada!
Sou um velho professor aposentado e fã da Françoise Hardy e suas musicas maravilhosas. Quero aprender francês pelo fato de me identificar muito com a língua. Um abraço, saúde e felicidades…….
Bonjour Nelson,
Muito feliz pelo seu comentário. Espero que meu blog possa te ajudar nessa jornada.
Um grande abraço,
Eli
Parabéns pelo conteúdo, estou iniciando o aprendizado em Francês e suas informações são bem úteis, Gratidão!!!