Salut tout le monde ! Mon Dieu ! Já faz mais de um ano que eu vim estudar aqui e até hoje não contei como foi a saga para tirar o visto para estudar na França.

Nesse post eu conto o passo a passo desde a candidatura até a aprovação.

O post de hoje é mais para te acalmar os nervos depois de todo o stresse com a candidatura.

Como tirar o visto para estudar na França

Depois de ser aprovada em uma Universidade chega a hora de tirar o visto para estudar na França e apesar de ser um passo muito importante e muito estressante, foi um dos mais simples, burocraticamente falando… digo isso porque como você deve ter visto no processo de candidatura, estudar na França exige um planejamento imenso sobretudo financeiro.

Então quando você chegar na etapa para tirar o visto para estudar na França, é basicamente agendar a data no Consulado Francês e reunir os papéis.

Para agendar a data de apresentação dos seus documentos basta ir no site do Consulado Francês de acordo com a sua cidade:

Brasília : GO,AC,AP, AM, PA, MT,RR, RO,TO,AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE, PI
Rio de Janeiro : RJ, MG, ES
São Paulo : SP, PR, SC, RS, MS

Escolha uma data e reúna todos os documentos da lista abaixo e controle sua ansiedade 😀

Documentos para tirar o visto para estudar na França

Aqui eu listo os documentos necessários com comentários caso seja necessário. Todos os documentos devem ser apresentados em originais + cópias no formato A4.

1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado (pode baixar aqui)

2 fotos 3,5 x 4,5 recentes normas OACI, 3,5 X 4,5 cm: geralmente perto dos consulados você encontrará um stand que faz a foto dentro dos padrões exigidos.

Certidão de nascimento com tradução (para estadias acima de 12 meses): se sua certidão é antiga você precisará ir ao cartório em que foi registrado e solicitar uma certidão nova.

Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, (cópias das páginas contendo seus dados pessoais).

Comprovante de residência no Brasil

Número identificador do Campus France: aqui se trata da carta oficial que o Campus France envia após validação da sua candidatura.

• Carta de aceite da Universidade (com o período letivo): essa carta será enviada pela Universidade.

• Cópia do último diploma

Comprovantes financeiros do solicitante ou carta de responsabilidade financeira familiar de um mínimo de 615 euros mensais. Reconhecimento de firma no cartório do responsável financeiro), 3 últimos contra-cheques, declaração de imposto de renda ou aplicações.

• Comprovante de residência na França: – residência universitária – contrato de aluguel. Se você for ficar na casa de alguém: carta de acolhimento, comprovante de residência do responsável, cópia da identidade ou passaporte e no caso de estrangeiros cópia do “titre de séjour”.

• Seguro de viagem internacional (cobertura total de 30.000 euros válido por 30 dias)

• Para os estrangeiros cópia do visto de permanência ou do RNE.

Sobre os comprovantes financeiros, se você for a pessoa responsável por financiar seus estudos eles vão analisar se o dinheiro na sua conta é seu mesmo através dos extratos bancários e declarações de imposto de renda. O extrato bancário deve ser tirado no dia do agendamento. Além disso você precisará fazer uma declaração de auto financiamento. Eu deixo aqui a que eu fiz para vocês baixarem e preencherem com seus dados. Lembrando que é preciso reconhecer firma.

Para o comprovante de residência eu já tinha alugado uma casa aqui pela internet então levei o contrato de aluguel, mas foi tão estressante que eu não recomendo para ninguém. Aluguem um Airbnb.

Aqui você pode baixar o checklist oficial do site do governo Francês no Brasil.

Posso ter meu visto recusado ?

Sim, pode! Se você não levar os documentos completos e de forma organizada e se os comprovantes financeiros não forem consistentes. Em alguns casos eles podem pedir documentos complementares e reagendarem a apresentação dos mesmos, então para não correr o risco, seja rigoroso e organizado.

Infelizmente isso também depende do humor da pessoa que vai te acolher no Consulado. Evite irritar a pessoa com papéis desnecessários ou fora de ordem.

No meu caso a agente viu meu extrato do dia e a origem do dinheiro através do meu imposto de renda, verificou a carta da escola, tirou minhas digitais e agendou a retirada do visto. Foi tudo bem rápido e simples!

Chegando na França

Se eu visto foi aprovado, assim que você chegar na França deverá validar seu visto através do site do Governo Francês e comprar o timbre fiscal. Tudo é feito neste site aqui.

É um passo muito importante e deve ser feito assim que você chegar em território Francês.

Espero que esse post tenha te ajudado e te acalmado 😉

Até o próximo!

Digiprove sealCopyright protected by Digiprove © 2020 Elisangela Nascimento