Depois de contar aqui como foram os meus primeiros 30 dias na França, e já quase completando dois meses, consegui fazer uma seleção (ou constatação) das 7 coisas mais amadas pelos franceses, que para nós brasileiros parecem um pouco bizarras (para não dizer irritantes).

São coisas que, em algum momento da história do Brasil, nós optamos por deixar para trás em um passado obscuro e seguir em frente com os avanços das tecnologias diversas. Ou em alguns casos, fazemos uso da tecnologia para contribuir com a evolução da nação e não para atrapalhar a vida do cidadão.

Vem ver o que te espera por aqui!

Top 7 Coisas Mais Amadas Pelos Franceses

A minha lista das coisas mais amadas pelos franceses é baseada nas palavras que mais ouvi durante esses dois meses de estudo aqui na França ou ainda no Brasil e a ordem delas foi determinada de acordo com a quantidade aproximada de vezes em que eu ouvi a palavra ou passei por uma situação que envolvesse alguma delas. Não é nada científico e com você a ordem pode se inverter 🙄

7. Chèque Caution

Lembra que comentei no post anterior sobre o sistema bancário da França que ficou no passado? Pois é! Quando a gerente do banco me perguntou se eu queria um talão de cheques eu disse para ela “não, obrigada, faz mais de 7 anos que não assino um cheque”. Mesmo assim ela sorriu e disse, “é verdade, hoje em dia é tudo online”. Não sei em que país ela vive, mas aqui, para conseguir ter a chave de acesso da escola ou da academia (DA ACADEMIA), você precisa de uma badge, uma espécie de chave eletronica que aparentemente custa uma pequena fortuna. Para conseguir ter uma “badge” você precisa deixar um cheque caução. Sem isso, beijo, e volte quando tiver um “chéquier“.

PS. Aqui na faculdade a assistente pedagógica deu um jeito e assinamos uma declaração do tipo “se você perder sua badge paga 79 € ou não pega seu diploma”. Para a academia não teve jeito. Eles amam mesmo o raio do cheque caução.

6. RIB / Prélèvement / Virement

Os franceses são muito orgulhosos de seu sistema bancário! RIB, prélèvement automatique e virement fazem parte do sistema de pagamentos aqui na França. O que é uma mega evolução porque é tudo automatizado. Só que aqui a tecnologia joga contra você!

Para pagar seu aluguel você precisa fazer um virement, que nada mais é do que uma transferência ou depósito na conta corrente do proprietário da casa que você alugou. Até aí tudo bem. Só que você chegou hoje no país e precisa pagar seu aluguel em até 6 dias. Vai receber seu cartão da conta corrente em 3 semanas e vai levar mais 1 semana para receber a senha. E como você paga o seu aluguel se o banco não coloca a mão no dinheiro em espécie? Você não pode chegar no caixa e dizer “quero depositar tanto nesta conta”. Para depositar o dinheiro na sua conta ou em qualquer outra, você também precisa do cartão. É um ciclo quase sem fim. Você vai precisar de muito jogo de cintura e de diálogo com o proprietário.

Já RIB é o número identificador da sua conta que é necessário para pagar TUDO, eu disse T-U-D-O via prélèvement automatique, que é o nosso débito automático. Parece exagero mas você vai se matricular no Crossfit, eles não aceitam cartão, vai pedir a internet, eles não mandam a conta para você pagar, vai contratar o seguro da casa, tem que dar a porra do RIB para eles debitarem da sua conta.

Não existe outro meio de pagar contas aqui! É tudo assim. Não é uma escolha como no Brasil.

5. Messagerie Vocale

Se você ainda não ligou na sua operadora de telefonia móvel para cancelar sua caixa postal, quando você vê o ícone de “Você possui uma nova mensagem de voz” você:

  • Apaga a mensagem sem ouvir e liga em seguida na sua operadora de telefonia móvel para cancelar sua caixa postal.
  • Você ouve a mensagem e percebe que foi alguém que ligou sem querer enquanto o telefone estava no bolso. Nesse caso você apaga a mensagem e liga em seguida na sua operadora de telefonia móvel para cancelar sua caixa postal.

Não ouse fazer isso aqui na França! Eles usam a messagerie vocale para T-U-D-O! Uma vez que eles te ligam e você não atende, eles deixam mensagem em sua caixa postal, mesmo para tratar de assuntos SUPER IMPORTANTES! Portanto, não ignore sua caixa de mensagens.

4. Temps d’Attente

Votre temps d’attente estimé est de T-R-I-N-T-E E-T C-I-N-Q M-I-N-U-T-E-S!

Toda vez que você precisar ligar para qualquer serviço público (ou para a IKEA caso tenha algum problema com seu pedido online), você vai ouvir uma música perturbadora informando o seu tempo de espera e posição na fila. E as filas são maiores do que as do INSS em São Paulo.

A gravação é sempre com a mesma voz independente do lugar que você ligue, sempre sorridente, mesmo que seja para informar que você vai ficar no telefone por mais pelo menos 50 minutos. E ela atualiza a cada minuto sua posição na fila.

Boa sorte ao ligar para o sistema de saúde Ameli. Você passa por pelo menos 4 setores até chegar à pessoa com a qual você deveria ter falado há 30 minutos, porque você selecionou a opção correta desde a primeira vez.

3. La Poste

Ahhh La Poste! Eu tenho uma teoria sobre os Correios aqui. Eu desconfio que seja uma máfia, ou algum acordo com o governo para que a lucratividade do setor não diminua.

Para pedir o auxílio moradia na CAF por exemplo, você pode mandar todos os documentos pelo aplicativo online ou pelo site. Nossa! Que moderno, Eli! Ai depois de alguns dias você recebe uma carta em casa pedindo para você enviar uma cópia impressa do documento que você mandou pelo site, só que pelo correio.

Eu ouso dizer que a partir da minha segunda semana aqui, durante 3 semanas, TODOS OS DIAS, eu chegava em casa e tinha uma correspondência na minha caixa. Houveram dias em que chegou carta de manhã e a tarde!!!

E tudo. TUDO. T-U-D-O é resolvido pela La Poste! Detalhe que fecha por 2 horas para almoço, então, você que trabalha ou estuda, tem que ir aos sábados postar suas correspondências. Como não abre às segundas, EVITE ir às terças. As filas são tão grandes e tem tanta gente idosa e com criança de colo que nem existe atendimento preferencial.

Finalmente quando for escolher sua residência aqui na França, verifique a existência de uma agência La Poste ao lado de sua casa. Eu disse AO LADO, Ok?!

2. Dossier

Dossier ficou em segundo lugar porque você começa ouvir essa palavra já no Brasil, mas ainda assim ela não é superada pelo nosso primeiro lugar!

Entre as coisas mais amadas pelos franceses, junto com a La Poste, vem o que? Você acertou! Papéis! MUITOS papéis! E para cada conjunto de papéis e documentos, seja composto por duas ou por mil páginas, o nome disso será sempre UM DOSSIER!

Para tudo você vai compor um dossier! Para iniciar seu processo no Campus France. Para tirar seu visto. Para abrir a conta no banco. Para pedir o auxílio moradia. Para validar seu visto. Para se inscrever no seguro saúde. Para se matricular na academia. Juro que quando a recepcionista da academia disse “vou busca seu dossier” eu quase gritei “BINGO!”.

1. Rendez-Vous

E a paixão nacional dos franceses é pelo: RENDEZ-VOUS!

Essa é, sem dúvida, a palavra mais amada, a mais pronunciada, a mais aclamada pela nação francesa. A primeira palavra dita por um bebe francês antes de “papai” ou “mamãe” é “Rendez-Vous”!

Mesmo estando no Brasil você perceberá que para tudo você precisará “prendre un rendez-vous”. Zero espontaneidade. Nada aqui é feito sem que você tenha marcado horário, geralmente quando você estiver bem ocupado no meio da semana.

Então você chega ao banco com todos os seus documentos e a gerente quer marcar um rendez-vous para daqui uma semana para a abertura da sua conta. “Senhora, você entendeu bem que eu quero abrir uma conta aqui?”.

Para fazer uma aula teste na zumba você precisa “prendre un rendez-vous”. Não pode ligar e dizer que vai tal dia. Tem que ir pessoalmente. Para conseguir fazer a primeira passagem dos treinos na academia você precisa “prendre un rendez-vous” ainda que você chegue na academia todos os dias e veja o instrutor com a cara pra cima fazendo nada na sala de musculação. Ele não pode te ajudar sem que você tenha marcado dia e hora.

Eles amam tanto que nomeiam cafés, bares, restaurantes, hotéis e salões de cabeleireiro com o nome orgulhosamente estampado na porta: RENDEZ-VOUS!

Bônus: A coisa mais odiada pelos franceses

Para quem acompanha o blog, sabe que quase sempre eu deixo um bônus no final dos textos. E aqui eu conto qual é a coisa mais odiada pelos franceses:

Eu não sei nem se eles odeiam desodorante ou se é o banho propriamente dito. Acho que é um pouco dos dois. Na sala de musculação é um futum do mal que mistura chulé com cheiro de linguiça calabresa.

Eu faço uma aula de spinning aos domingos pela manhã. Dá 10 minutos de aula eu quase passo mal. Ainda assim, suponho que para a pessoa estar com aquele cheiro às 10h30 da manhã, ela saiu no sábado a noite e não tomou banho e não deve ter tomado mesmo porque chegam fedendo nos eventos sociais, incluindo na balada.

Participei de uma corrida aqui na cidade que a galera estava com cheiro de sovaco antes de correr. Não queiram pesar no final da corrida.

Apesar de tudo e por causa de tudo…

Devo dizer que amo esse País! As pessoas de um modo geral são incríveis! Muito solícitas e acolhedoras. Me ajudam muito e com isso tenho tido dias mais tranquilos.

Acima de tudo eu entendo que as coisas mais amadas pelos franceses passa pela forma que eles encontraram de se organizarem, e que esse post é uma maneira descontraída de você saber um pouco do que te espera por aqui.

No próximo post vou contar o que os brasileiros deveriam aprender com os franceses.

Espero que tenham gostado.

Beijo no ❤