Alguns de vocês já sabem como eu fiz para aprender Francês sozinha e que quando eu decidi pegar firme no aprendizado, adotei um método, um livro didático que direcionasse meus estudos. Hoje eu respondo uma das perguntas que mais tenho recebido entre e-mails e mensagens: Como eu usei o livro Écho para aprender Francês sozinha?

Além dessa pergunta, a maior curiosidade é como eu me virei sozinha já que o livro é 100% em Francês.

Ficou curioso? Então continue que conto tudo mais adiante.

Como eu usei o livro Écho para aprender Francês sozinha?

O livro Écho Méthode de Francais não é o mais atual mas acredito ser um dos mais consistentes e aprofundados nos quatros quesitos que permeiam o aprendizado de uma língua: gramática, leitura e compreensão, escuta e cultura.

Por não ter lançado nenhuma edição recente, a parte de cultura geral deixa um pouco a desejar mas não é nada que você não consiga compensar acompanhando um bom jornal Francês.

Para aprender com o Écho você deve adquirir:

Écho A1 – Méthode de Français (Livro)

Écho A1 – Cahier Pesonnel d’Apprentissage (Caderno de Exercícios com respostas)

Muitas das dicas que eu compartilhei no blog já contam muito sobre a forma que eu usei o livro Écho para aprender Francês sozinha. Por isso, vou listar o passo a passo com os links para posts e acrescentar alguma dica que tenha escapado.

1. Montei um planejamento de estudos

Montar um planejamento de estudos vai te ajudar a criar um compromisso diário com o aprendizado da língua e a manter um ritmo que resultará em uma evolução significativa em um curto espaço de tempo.

O Écho é dividido em 12 unidades que por sua vez se dividem em 4 lições:

  • Leitura e Compreensão
  • Gramática
  • Escuta e Conversação
  • Cultura Geral

Eu estudava uma lição por dia, respondia aos exercícios, praticava mais durante o dia escutando rádio ou a noite assistindo ao noticiário ou programa de variedades, além de memorizar diariamente o vocabulário com o ANKI.

Fiz um post dedicado ao planejamento de estudos, com infográfico além de compartilhar o planejamento que segui e também uma tabela para você baixar e montar o seu plano que talvez te ajude em seu primeiro passo. Veja tudo neste post.

2. Montei meus próprios Fashcards do vocabulário com o aplicativo ANKI

Sempre falo do aplicativo ANKI como uma das mais poderosas ferramentas de auxílio ao aprendizado do Francês.

O Anki me ajudou a memorizar e a ampliar meu vocabulário de maneira muito prática e sem sofrimento. Se hoje tenho um vocabulário aprofundado, em grande parte devo ao uso dele.

Nesse post, lá mais pro final eu conto como usei o ANKI.

3. Usava materiais auxiliares (sites, dicionários, blogs)

Além do Écho, que servia como um guia para os meus estudos, eu também fazia uso de sites, blogs e dicionários. São materiais que complementam o uso do método que você escolher, para tirar dúvidas ou mesmo reforçar alguma atividade que não tenha ficado muito clara na unidade estudada.

Eu fiz uma lista de todo o material que usei nesse post.

Como aprender Francês sozinho com um livro 100% em Francês?

“Eli, eu não sei nada de Francês, como vou começar a aprender com um livro 100% em Francês?” Parece a pergunta de 1 milhão, mas não é.

O Livro Écho Méthode de Français pode e DEVE ser adquirido junto ao caderno de exercícios. Neste caderno, ao início de cada lição ele traz uma lista do vocabulário da unidade a ser estudada. E é aí que entra o ANKI!

Antes de iniciar os estudos de cada unidade eu montava os flashcards com as palavras que eu não conhecia. Para cada flashcard uma palavra na frente do cartão e, sua respectiva tradução do verso.

Eu usava o dicionário para traduzir, e com isso, durante meus estudos na semana, mesmo que eu ainda não tivesse memorizado a palavra, quando ela aparecia no texto da lição, eu já tinha uma boa ideia do que ela significava. E assim eu entendia praticamente tudo, mesmo sendo 100% em Francês.

Não dependa somente do Écho! Eu usava muito pesquisa e material auxiliar principalmente quando se tratava de gramática.

PERSISTA! O começo é mais difícil e penoso, mas logo o aprendizado se torna mais fácil e fluído. Você precisará traduzir cada dia menos palavras.

Como praticar as atividades em grupo?

Essa é uma outra pergunta que me fazem muito. O livro Écho traz algumas atividades que devem ser feitas em grupo ou em dupla, mas o fato de eu não ter feito todas elas não me atrapalhou o rendimento.

Essas atividades são para te ajudar a melhorar a fluência e pronúncia da língua. Eu arrumei um parceiro de conversação que queria aprender Português, enviava para ele uma cópia das atividades e realizava com ele uma vez por semana.

Aqui eu dou mais dicas em como melhorar a pronúncia.

Como melhorar a Gramática?

Eu usei o livro Écho para aprender Francês sozinha, entretanto, como já dito nesse e em outros posts, materiais auxiliares foram necessários.

Depois de ter finalizado o livro B2 eu estabeleci como meta chegar ainda no final de 2017 ao nível C1. Claro que existe um conjunto de fatores para que qualquer nível seja atingido e, a gramática é um dos mais difíceis.

Além de dar dicas aqui eu também recebo em troca muitas outras e relatos de experiências. Um professor de Francês leu meu blog, entrou em contato comigo e conversamos bastante em Francês. Ele me indicou um livro de gramática que segundo ele era uma “jóia rara”. Três dias depois o livro, que eu havia comprado através da internet, chegou em casa.

O livro faz parte da coleção Grammaire Progressive está disponível em vários níveis. Eu comprei o nível Perfectionnement que é avançada.

Confesso que no início dos meus estudos eu não investi em um livro de gramática pura pois são caros e não sabia da eficiência dos mesmos, mas sabendo hoje do quanto agrega, é algo que com certeza faria desde o primeiro dia de estudos e recomendo à cada um de vocês.

A propósito, em dezembro eu realizei o TCF – Test de Connaissance du Français e consegui o nível C1! Esse teste exigiu um preparatório a parte que eu conto no próximo post 🙂

Espero que essas dicas te ajudem!

Até a próxima! ❤