Quando eu contei aqui no Blog como eu perdi 13 Kg algumas pessoas notaram que em nenhum momento eu menciono que foi preciso ir à nutricionista para emagrecer. Isso porque eu não fui. Já tinha tentado tantas dietas, que inclusive resultaram em um sobrepeso ainda maior que aquele que eu tinha antes. A culpa é da nutricionista? Não, é minha.

A resposta para essa pergunta é como muitas quando falamos sobre alimentação: depende.

Porque Não Preciso ir à Nutricionista Para Emagrecer?

Você precisou ir à nutricionista para engordar? Eu não. Isso porque o que me fez ganhar 13 Kg foram minhas más escolhas e não a nutricionista. Então porque as pessoas acham mesmo que é preciso ir à nutricionista para emagrecer?

Existe uma conta que a grosso modo serve para darmos o primeiro passo rumo à perda de peso. O consumo de calorias deve ser sempre menor que o gasto calórico diário.

Partindo desse principio eu usei o My Fitness Pal como diário alimentar ou contador de calorias. Ele me ajudou a controlar as calorias que eu ingeria, mas a melhor parte é que, pra ficar dentro da minha meta calórica diária, eu me vi obrigada a fazer melhores escolhas do tipo trocar o pão com manteiga (255Kcal) do lanche da tarde por uma maçã (52 Kcal).

Para ganhar créditos no meu diário e poder comer alguma bobagem eu tive que inserir atividades físicas no meu dia a dia. A grande sacada é que depois de um certo tempo esse conjunto de atitudes se tornam hábitos, que é o que realmente vai fazer com que você mantenha seu peso depois de ter eliminado todos os quilos que foram necessários.

O que vai te fazer emagrecer não é a visita a nutricionista, mas sim a sua decisão de emagrecer e isso vai impactar diretamente nas suas escolhas. Boas escolhas, bons resultados. Más escolhas, continue onde está ou ganhe ainda mais peso.

Porque Eu Fui à Nutricionista

No meu relato sobre minha perda de peso também conto que fiz uma pesquisa de alimentos, suas principais funções e o que eu deveria diminuir ou aumentar pra emagrecer.

Minha conclusão (super secreta) foi que eu deveria inserir mais frutas e legumes e diminuir o consumo de doces e pães (eu comia muito!).

Decidi mesmo ir à nutricionista depois de ter perdido 10 Kg. O intuito dessa consulta foi ajustar a minha alimentação de modo que eu parasse de perder peso e conseguisse manter.

Eu nunca gostei de fritura e sucos de caixinha já tinham sido banidos da mesa há muito tempo. Sal também não foi uma questão. O que ela fez nessa consulta foi otimizar a relação horários x alimentos que eu consumia. Limitou o consumo de arroz, feijão e carne vermelha para o almoço, aumentou o consumo de frutas e inseriu um suco nutritivo para o café da manhã. Meus pais também aderiram ao suco e nossa opinião é que quando eu não faço sentimos fome o dia inteiro.

Depois fizemos mais algumas mudanças para que minha dieta acompanhasse minha rotina de treinos (natação 3 vezes por semana e musculação + cardio 3 vezes). Para otimizar os treinos, ter mais energia e disposição além de melhorar o ganho de massa magra, ela trocou outra meia dúzia de alimentos.

Porque Preciso ir à Nutricionista Para Emagrecer?

Como eu disse, precisar mesmo ninguém precisa, mas eu te encorajo a procurar um profissional para te mostrar as possibilidades e melhorar o desempenho dos alimentos e de suas refeições para que você atinja seus objetivos mais facilmente.

Ter alguém para acompanhar sua evolução também pode ser algo bem estimulante.

Por outro lado, se a escolha do profissional não for bem feita você poderá sair do consultório frustrado e ainda mais desestimulado.

Tenho uma amiga que estava emagrecendo em um ritmo muito bom e foi em uma nutri caríssima, dessas low carb. Ela saiu chateada da consulta porque a infeliz tinha cortado frutas TOTALMENTE do cardápio. Isso é uma porta aberta para a vontade de comer doces chegue no topo e dê brechas para ataques à geladeira.

Na Consulta Com Nutricionista

Decidiu que vai à nutricionista? Ótimo!, cortar todos os doces ou frutas da vida é um erro que pode te levar ao fracasso da sua dieta. Por isso, aqui te dou dicas sobre o cenário ideal dentro do consultório.

  • Objetivo: O que você quer? Perder peso? Quantos? Ganhar massa? Secar? Seja clara(o) e evite enrolação ou ruído na comunicação.
  • Histórico: Você tem histórico de compulsão alimentar? Vive no efeito sanfona? Seus pais são obesos? Fale isso para o profissional.
  • Paladar: Se você ama chocolate, ela precisa colocar chocolate na dieta. Se vira! A vida de quem precisa fazer dieta já é cheia de privações então escolha um mimo para si e exija que esteja no cardápio.
  • Cardápio: Ele precisa estar de acordo com a sua realidade financeira e caminhar junto com a sua agenda. Se você treina ela deve especificar pré e pós treinos adequados para os horários. Passar batata doce pra comer as 5h30am ninguém merece!
  • Simplifique: Um pote de óleo de côco custa mais de R$ 30,00. Se você não pode pagar, ela deve te dar uma opção de gordura boa para substituir: abacate, castanha, ovo…
  • Retorno: Verifique antes de agendar a consulta se o profissional oferece um retorno depois de pelo menos 30 dias para avaliação de resultados e ajustes e sem custo.

Antes de partir

De fato não precisa ir à nutricionista para emagrecer se você não estiver realmente comprometida(o) consigo mesma(o) e disposta(o) a criar novos hábitos.

É preciso antes de tudo criar consciência de que seu corpo não é uma lata de lixo e merece comer sempre o melhor.

As melhores coisas para a sua saúde não possuem rótulos.

Elas vêem da terra e estão quase sempre no fundo do supermercado. Não raramente são mais baratas que os alimentos que servem ao interesse da indústria mas que estão nos deixando cada vez mais obesos e doentes.

Até a próxima! ❤

Banner E-Book Como Emagrecer De Vez Depois Dos 30